Estratégias metodológicas aplicadas nas aulas de matemática

Autores

  • Avaetê Guerra IFPB
  • Michel da Costa Universidade Anhanguera
  • Jefferson Florencio Rozendo IFCE
  • Diego de Vargas Matos PUCRS
  • Silvana Sousa Andrade UESB
  • Gênesis Guimarães Soares UESB
  • Nedilson José Gomes de Melo UNADES - PY
  • Gilson Alves Ribeiro UNICSUL
  • Vania Gomes de Souza UNADES - PY

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1946-2R61

Palavras-chave:

Matemática. Estratégias de Ensino. Educação.

Resumo

O artigo justifica-se em razão dos alunos necessitarem de uma Educação Matemática de qualidade, tida na atualidade como indispensável, com o intuito de melhorar a educação em exatas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito e importância do uso de estratégias aplicadas pelos professores em sala de aula para um melhor aprendizado dos alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com ênfase em materiais já publicados, como artigo e livros para fundamentar a presente pesquisa. Por fim, pode-se concluir que a dificuldade de aprender a disciplina de Matemática não é algo atual, e sim algo recorrente que vem desde a antiguidade, sendo necessário um olhar mais profundo sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel da Costa, Universidade Anhanguera

Doutor em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo; Mestre em Educação Matemática - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Jefferson Florencio Rozendo, IFCE

Doutorando e Mestre em Educação – ACU, Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – IFCE

Diego de Vargas Matos, PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS

Silvana Sousa Andrade, UESB

Mestre em Educação - UESB

Gênesis Guimarães Soares, UESB

Mestrando em Educação - UESB

Nedilson José Gomes de Melo, UNADES - PY

Mestrando em Ciências da Educação – UNADES – PY, Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior, UCAM

Gilson Alves Ribeiro, UNICSUL

Mestrando em Ensino de Ciências - UNICSUL

Vania Gomes de Souza, UNADES - PY

Mestranda em Ciências da Educação – UNADES – PY, Especialista em Gestão Escolar, UPE Psicopedagogia FUNESO/UNESF e no Ensino da Língua Inglesa UPE

Referências

ALBINO, Thais Sena. A prática e o uso de metodologias alternativas no ensino de matemática: Um olhar para as escolas que adotam propostas pedagógicas diferenciadas. 2014.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

D’AMBRÓSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates, São Paulo, 1991.

FILHO, José Camilo dos Santos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In. GAMBOA, Silvio Sánchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, p. 44-45, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Primeira reimpressão, 2011. FAEL EDITORA. Curitiba, 2010.

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas n processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, vol 2, nº 1, 2013.

NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. A infância na escola e na vida: uma relação fundamental. In: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica- Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2.ed. Brasília – 2007. Leograf – Gráfica e Editora ltda.

SANTA Roza, E. Quando brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. 151p.

SANTALÓ, L. A. Matemática para não-matemáticos. In: PARRA, Cecília e SAIZ, Irma (Orgs). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Guerra, A., da Costa, M., Florencio Rozendo, J. F. R. ., Vargas Matos, D., Sousa Andrade, S., Guimarães Soares, G., Gomes de Melo, N. J., Alves Ribeiro, G., & Gomes de Souza, V. (2022). Estratégias metodológicas aplicadas nas aulas de matemática. Conjecturas, 22(14), 983–992. https://doi.org/10.53660/CONJ-1946-2R61