Ensino Remoto Emergencial de música no contexto da pandemia de Covid-19: Significações de professores
DOI:
https://doi.org/10.53660/CONJ-604-322Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial de Música, Significações de professores, Pandemia da Covid-19Resumo
Com o advento da pandemia da Covid-19 e as condições por ela impostas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) passam a ser utilizadas como a ferramenta educacional necessária para a continuação das aulas de música em tempos de distanciamento físico. Tais ações educacionais foram classificadas como Ensino Remoto Emergencial – ERE. Neste cenário, surgem alguns desafios para o ensino de música, uma vez que as ferramentas digitais utilizadas no ERE apresentam alguns problemas como latência, fidelidade sonora e sincronização – aspectos importantes para as práticas musicais. Assim como em uma sinfonia, em três movimentos, este artigo se propõe a discutir o ERE no contexto da educação musical e a importância da tomada de consciência do processo pedagógico por parte do professor. No primeiro movimento, trata-se do conceito de ERE por meio de revisão de literatura. Já no segundo movimento, busca-se na teoria piagetiana a compreensão da construção de significação do sujeito em suas especificidades, no processo de apreensão de si mesmo e do mundo, dos modos de construí-lo e transformá-lo, em uma relação entre objetivação e subjetivação. E, por fim, no terceiro movimento, apresenta-se uma experiência empírica em andamento. Espera-se que, a partir das reflexões a serem realizadas, ampliem-se as possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem de música em diferentes contextos e para além deste contexto de excepcionalidades.
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