Desenvolvimento de um indicador para apoiar a implementação do novo marco do saneamento básico

Autores

  • Luís Coelho de Magalhães Botelho Universidade do Estado do Amazonas
  • Joecila Santos da Silva Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1004-N12

Palavras-chave:

Indicador, IUSBM, Saneamento

Resumo

Subsídio acessório ao desenvolvimento da infraestrutura em saneamento básico, o Índice de Universalização do Saneamento Básico Municipal (IUSBM), auxilia o acompanhamento da implantação da nova legislação sobre o tema. Desenvolvido a partir de um website (software), a maneira como esta ferramenta obtém os dados e os processa é o objetivo deste artigo. Avaliadas, segundo os critérios de confiabilidade, interatividade, acessibilidade, custo, de três plataformas digitais disponíveis no mercado. Dada sua melhor funcionalidade, foi desenvolvida em website para difundir o conceito e uso do IUSBM e facilitar seu aprimoramento. A base de dados é formada por dois grandes grupos: quantitativos, obtidos através de dados publicados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) através de sua Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), contidos no “Diagnósticos dos Serviços de Saneamento Básico (dezembro 2020)” e, qualitativos, adotando os resultados publicados por Menezes Filho, F.C.M. e Rodrigues, A.L (2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Coelho de Magalhães Botelho, Universidade do Estado do Amazonas

Engenheiro Civil, de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas; MBA em Administração de Empresas e Negócios pelo ISAE/FGV. Especializado no Gerenciamento de Empreendimentos em Meio-ambiente – Geotecnia, Saneamento Básico, Energias Renováveis, Educacionais e de Saúde. Atualmente, Infraestrutura Urbana e Pavimentação, tendo exercido Docência Universitária nestas áreas. Algumas realizações como: Infraestrutura e pavimentação de ruas e avenidas de Manaus-AM e estradas vicinais no Estado do Amazona; Infraestrutura operacional para a PETROBRÁS S/A em Manaus-AM e Província do Rio Urucu em Coari - AM; Construção do “campus” universitário da UNIP em Manaus-AM; Infraestrutura operacional da ALCOA S/A no Estado do Pará; Obras civis operacionais da VALE S/A, também no Estado do Pará; Construção de doze Edifícios Residenciais de Alto Padrão e dois Condomínios Horizontais nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Além de participação, em diversos níveis, em contratos e obras de infraestrutura, dentre outras, Metro - SP; Via Leste (hoje, Rodovia Ayrton Senna) -DERSA-SP; Sanegran-SABESP.

Joecila Santos da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus-AM,1989), obteve o grau de Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus-AM, 2003) e de Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e a Université Toulouse 3 - Paul Sabatier, Toulouse, França (2010). Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Leciona disciplinas na área de hidrologia e recursos hídricos nos programas de pós-graduação CLIAMB (Clima e Ambiente) e PROFÁGUA (Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) e de graduação na EST e ENS. Responsável pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA). Suas atividades estão voltadas para as áreas de Geociências e Hidrologia com aplicação da Altmetria Espacial em hidrossistemas continentais, principalmente na bacia Amazônica.

Referências

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. SNIRH Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, https://www.snirh.gov.br/.

______, Novo Marco do Saneamento entra em vigor e deve trazer avanços econômicos, na saúde e no meio ambiente em todo o País – disponível em https://www.ana.gov.br/noticias/novo-marco-do-saneamento-entra-em-vigor-e-deve-trazer-avancos-economicos-na-saude-e-no-meio-ambiente-em-todo-o-pais.

BOTELHO, L.C.M. – IUSBM – Índice de Universalização do Saneamento Básico Municipal – disponível em https://sites.google.com/view/iusbm/p%C3%A1gina-inicial.

CTIDSA, Dados e Indicadores de Saneamento 2019, Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental. (CTIDSA) 2019, disponível em http://abes-dn.org.br/ctabes/ctindicadoresdesempenho/?p=47.

GOOGLE INC, Deixe que o Google crie seu primeiro site gratuitamente, disponível em https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/website-builder/.

______, Desenvolvedor para Studio Android, disponível em

https://developer.android.com/studio/releases?hl=pt-br.

I.B.G.E., Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 148 p.: il. - (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, ISSN 1516-3296; n. 43) pg 74-84; disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf.

MDR – SNIS – Ministério do Desenvolvimento Regional - Secretaria Nacional de Saneamento. Cadernos Temáticos (2019), disponível em

http://www.snis.gov.br/cardernos-tematicos.

MENEZES FILHO, F.C.M. e RODRIGUES, A.L. Avaliação Do Saneamento Ambiental Por Meio Da Proposição E Aplicação De Índices De Percepção E Satisfação Populacional – Holos Environment (2017), 17 (1): 122-137, disponível em https://www.cea-unesp.org.br/holos/article/view/12177/0.

MICROSOFT CORPORATION. Introdução ao .NET Framework _ Microsoft Docs, disponível em https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/get-started/.

______,Escolha sua plataforma de aplicativo, disponível em

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/apps/desktop/choose-your-platform.

MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Sinima – Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (2012) – atual SNIS, disponível em https://antigo.mma.gov.br/.

SICHE et al, Índices versus indicadores: precisões conceituais na discussão da sustentabilidade de países - Ambient. soc. 10 (2): dez 2007, disponível em https://www.scielo.br/j/asoc/a/3w6kjV8dSdqVtPbxMBzW3Rg/?lang=pt.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Botelho, L. C. de M., & Silva, J. S. da. (2022). Desenvolvimento de um indicador para apoiar a implementação do novo marco do saneamento básico. Conjecturas, 22(5), 608–621. https://doi.org/10.53660/CONJ-1004-N12

Edição

Seção

Artigos