Estudo da análise granulométrica por peneiramento de minérios da região de Carajás - PA

Autores

  • Brenda Almeida Nogueira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Marcely Lays Brito Pinheiro Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Lilian Madeira Marques Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Denilson da Silva Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Thiago Duarte Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-6885-465X
  • Carlos Alberto Pereira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1019-N13

Palavras-chave:

Peneiramento, Gaudin, Carajás-PA.

Resumo

O conhecimento da distribuição de tamanhos de um conjunto heterogêneo de partículas, chamado análise granulométrica, é uma importante ferramenta nos estudos de caracterização tecnológica de minérios, no controle de qualidade de um produto para comercialização, na seleção de equipamentos ou em processos de beneficiamento de minérios. Vários métodos foram desenvolvidos para essa finalidade, quase sempre, baseados na similaridade geométrica ou hidrodinâmica das partículas. Na análise granulométrica por peneiramento, método mais antigo e bastante utilizado na prática laboratorial, alguns fatores podem influenciar o resultado, como o tempo de peneiramento e a massa de material a ser analisada; pode ser a seco, a úmido ou combinado, vai depender da característica do material a ser ensaiado. No entanto, em laboratório, ainda é comum utilizar erroneamente massa e tempo padrões para diferentes materiais, sem levar em consideração suas particularidades (principalmente densidade). O objetivo principal deste trabalho é determinar a massa e o tempo adequados, nos ensaios de análise granulométrica por peneiramento, para os minérios de ferro e cobre da região de Carajás-PA. Utilizando a equação proposta por Gaudin, que determina a massa máxima que deve ficar retida em cada peneira, e ensaios sucessivos de peneiramento com tempos crescentes até que a massa passante em uma ou mais peneiras não varie mais do que 0,1%, espera-se encontrar a massa e o tempo adequados para cada minério estudado, contribuindo assim com as práticas laboratoriais do tratamento de minérios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

Cerri, F. F. P. Estudo para validação de modelo gás-solido em separação ciclônica de sais de iodo na indústria química. [Dissertação de Mestrado]. Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis; 2010.

Da Luz, A. B., Sampaio, J. A., e De Almeida, S. L. M. Tratamento de Minérios. 4ª ed. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 2004.

Sampaio, J. A., França, S. C. A., e Braga, P. F. A. Tratamento de Minérios: Práticas Laboratoriais. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) /Ministério das Ciências e Tecnologia (MCT); 2007.

Uliana, D. Caracterização tecnológica dos tipos de minério de fosfato do Complexo Alcalino de Salitre, MG - Área Fosfertil. [Dissertação de Mestrado]. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo; 2010.

Valadão, G. E. S., Araújo, A. C. Introdução ao tratamento de minérios. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2007.

Veneziani, P., Dos Santos, A. R., e Paradella, W. R. A evolução tectono-estratigráfica da Província Mineral de Carajás: um modelo com base em dados de sensores remotos orbitais (SAR-C RADARSAT-1, TM LANDSAT-5), aerogeofísica e dados de campo. Brazilian Journal of Geology, v. 34, n. 1; 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Nogueira, B. A. ., Pinheiro, M. L. B. ., Marques, L. M. ., Costa , D. da S. ., Figueiredo, T. D. ., & Pereira, C. A. (2022). Estudo da análise granulométrica por peneiramento de minérios da região de Carajás - PA . Conjecturas, 22(6), 325–332. https://doi.org/10.53660/CONJ-1019-N13