Processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: estudo com crianças em escolas de Parintins (AM)

Autores

  • Milca Kellen Paulain Campos de Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Kezia Simeia Barbosa da Silva Martins Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-102-119

Palavras-chave:

Transição, Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo aborda o processo de transição da criança da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental no contexto de duas escolas públicas de Parinitns, Amazonas. O objetivo central é analisar as implicações deste processo de passagem sob a perspectiva das crianças e dos professores. A pesquisa é de natureza Qualitativa, com desenvolvimento de Pesquisa de Campo, utilizando o diário de campo, entrevista com docentes, observações em sala de aula e rodas conversas com as crianças. O trabalho traz discussões teóricas com base em Cavalcante, Carmo e Cintra (2018), Barboza (2017), Kramer, Nunes e Corsino (2011), Stasiak (2010), Motta (2010), Barros (2009), Kramer (2006), apresentando estudos e contribuições relevantes. É necessário considerar as especificidades e linguagens da infância, pois essa transição pode gerar rupturas e sofrimentos para as crianças. Entender este processo contribui para a compreensão da criança e ressignifica as atitudes de pais e professores sobre esta passagem. Reafirmamos, à luz dos fundamentos teóricos e o trabalho de campo desenvolvido, que é indispensável uma organização pedagógica para auxiliar a criança, os professores e a família no processo que envolve a transição, de modo a não causar ansiedade, inseguranças, traumas e desinteresse, mas garantir a continuidade dos estudos de modo construtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milca Kellen Paulain Campos de Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do  GEPEAM -  Grupo de Estudos e Pesquisa em Ambiente Amazônico.

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 2ª. Ed. São Paulo: contexto, 2003.

ARAÚJO, Arthur Silva de. Transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental: visão dos professores. Centro Universitário Católico de Vitória. Vitória, 2017. Disponível em: http://www.ucv.edu.br. Acesso em: 20 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil Volume 1: Introdução; Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEESP, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB,

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARBOZA, Georgete de Moura; MOTTA, Flavia Miller Naethe. Agora, Acabou a brincadeira! A transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.uece.com.br/. Acesso em: 10 set. 2019.

BARBOZA, Georgete de Moura. Agora, acabou a brincadeira? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2017.

BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar? da educação infantil para o ensino fundamental. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/bdcnk/pdf/barros9788579830235.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

CAVALCANTE, Geverson; CARMO, Carliani Portela do; CINTRA Rosana Carla G. G. Infância no processo de transição da educação infantil para séries iniciais do ensino fundamental: estado do conhecimento. III Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola. Disponível em: http://anaisonline.uems.br. Acesso em: 08 jun. 2021.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gladis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHECCONI, Fabiana Fiorim. A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a criança no foco das investigações. Araraquara: Centro Universitário de Araraquara. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA). São Paulo, 2016. Disponível em: https://m.uniara.com.br/arquivos/file/ppg/processos-ensino-gestaoinovacao/producao-intelectual/dissertacoes/2016/fabiana-fiorim-checconi.pdf. Acesso em: 08 jun. 2021.

DIAS, Edilamar Borges; CAMPOS, Rosânia. Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade.

Dissertação de mestrado. Universidade da Região de Joinville. Santa Catarina. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/NzwWDwqBdtMspKXJqXNw4nc/?lang=pt&format=pdf.

Acesso em: 10 jun. 2021.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In. BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília. DF, 2007. p.13-23.

KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Revista Educação & Sociedade. Campinas, v.27, n. 96, out. 2006. p.797-818.

KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia Corsino. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 69-85, jan./abr. 2011.

MACHADO, Joceane; SILVA, Sueli. O que há do outro lado? A gestão da transição da educação infantil para os anos iniciais. Revista Humanidades e Inovações, v.8, n.33. Disponível em: https://revista.unitins.br/. Acesso em: 10 jul. de 2021.

MANTAGUTE, Elisângela Largas Luzviak. Rotinas na Educação Infantil. Disponível em: http://200.195.151.86/sites/educacao/images/stories/elisangelarotinas_na_educacao_infantil.p df. Acesso em: 19 jul. 2021.

MARTINATI, Adriana Zampieri; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Faz de conta que as crianças já cresceram: o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, São Paulo. Disponível em: http://www.scielo.com.br/. Acesso em: 15 set. 2019.

MOTTA, Flávia Miler Naethe. De crianças a alunos: a transição da Educação Infantil para o

Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2013.

NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. A infância na escola e na vida: uma relação fundamental. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, Leograf, 2007, p. 25-32.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais. Disponível em: http://www.scielo.com.br/. Acesso em: 15 set. 2019.

SANTANA, Keila Cristina Alves. A importância da contação de histórias na educação infantil. Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FANAP. Trabalho de Conclusão de Curso. Aparecida de Goiânia – Goiás, 2018. Disponível em: http// http://www.fanap.br/Repositorio/170.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011. Universidade do Minho, Portugal. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho. Acesso em: 23 jul. 2021.

SOUSA, Jacqueline Pereira de. A importância da família no processo de ensino aprendizagem da criança. INESC – Instituto de estudos superiores do Ceará pró reitoria de educação continuada, Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Universidade estadual do vale do Aracaju. Fortaleza, 2009.

STASIAK, Gisele Regina. Transição ao primeiro ano do ensino fundamental: percepção do estresse pelas crianças, suas características psicológicas e variáveis do seu contexto familiar. Curitiba, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.ufpr.com.br/. Acesso em: 30 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Sousa, M. K. P. C. de, & Martins, K. S. B. da S. (2021). Processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: estudo com crianças em escolas de Parintins (AM). Conjecturas, 21(2), 219–245. https://doi.org/10.53660/CONJ-102-119

Edição

Seção

Artigos