Caminhos cotijubeses: educação ambiental em uma escola ribeirinha de educação infantil na Ilha de Cotijuba, estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1041-P19

Palavras-chave:

Modos de vida, Saberes ambientais, Educação infantil, Ilha de Cotijuba

Resumo

Este trabalho correlaciona as dinâmicas ambientais e os impactos da primeira Escola Municipal de Educação Infantil de Cotijuba -EMEI Cotijuba, escola implantada na Ilha de Cotijuba- Belém/PA, possuindo um forte potencial turístico na região paraense. Buscou-se responder a problemática acerca dos impactos da nova escola na acomunidade, bem como as relações desta população com os projetos ambientais da EMEI, levando em consideração seus modos de vida. Tendo como objetivo identificar as ações de Educação Ambiental que são realizadas na EMEI. Esta pesquisa apresenta-se de cunho qualitativo caracterizando-se como pesquisa de campo com observação participante, e para o desenvolvimento teórico desta pesquisa foi levado em consideração a educação ribeirinha, que toma para si o desafio de implementar ações educativas que minimizem os problemas ambientais da comunidade local. Por meio desta pesquisa, constatou-se observações relevantes em relação a comunidade e escola, mostrando que o percentual de crianças ligadas foi de excelente expectativa esperada pela Secretaria de Municipal Educação - SEMEC, e os projetos ambientais desenvolvidos na escola, tornou-se um grande aliado na vida das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Almeida de Araujo , Universidade do Estado do Pará

Doutoranda da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do programa de Ciências Ambientais, Mestra em Educação, na Linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA) institucionalizado pela Universidade do Estado do Para (UEPA). Tem experiência na área de Educação, Cultura, Saberes Natureza, Pesca artesanal, Patrimônio e Unidade de conservação.

Shislene Rodrigues de Souza, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda da Universidade do Estado do Para, Formação no curso de Engenharia Florestal e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal rural da Amazônia (UFPA). Técnica em Fotogrametria na área da Geomática pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Apresenta experiência profissional no monitoramento ambiental pelo uso da Geotecnologia, assim como experiência na área de gestão de florestas públicas através da administração de Contratos de Concessão florestal e de Transição. A especialização em Gestão de Cidades e Sustentabilidade realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) conduziu a formação complementar multi e interdisciplinar no desenvolvimento sustentável com transversalidade entre a área urbana e o uso dos recursos naturais. Atualmente atua com a gestão de Unidades de Conservação na região Administrativa do Marajó com a equipe técnica que é responsável pela efetivação da Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago do Marajó e o Parque Estadual Charapucu (PEC).

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estudos e Pesquisas Interdisciplinares que envolvam Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde e/ou Meio Ambiente. Outra linha de pesquisa de interesse é a Modelagem Ambiental e Ecológica de Ecossistemas Amazônicos.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terra de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, faixinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. 2. ed. Manaus: PPGSCA; UFAM, 2008.192 p.

BRANDÃO, C.R. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues.O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. R. RA´E GA. Editora UFPR. Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004.

CARDOSO, A.C.; LIMA, J.J.; FERNANDES, D. Belém: quatro décadas da região metropolitana de Belém, uma variante do processo de metropolização brasileiro. In: RI BEIRO, L.C.; RIBEIRO, M. Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana 1980 a 2010. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2018.

DIEGUES, Antonio Carlos Santana.O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2000.

GUERRA, Gutemberg. A. Os Efeitos da Ocupação Urbana no Extrativismo Vegetal da Ilha de Cotijuba. Belém-PA, Universidade da Amazônia, Editora Unama, 2007.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação, Coleção Corpo e Motricidade. Campinas. São Paulo: Papiros, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de janeiro: Abrasco.2000.

RIBEIRO, B. A natureza nas lógicas de ocupação da Ilha de Cotijuba, Belém (PA). 2014. Dissertação (Mes trado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

SEMEC. Secretaria Municipal de Educação [Belém]: Escolas municipais. SEMEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2022.

SILVA, A. P.; PASUCH, J.; SILVA, J. B. Educação Infantil do Campo. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA M. G. Saberes da experiência saberes escolares: diálogos interculturais. Belém: EDUEPA, 2016.

Ver Belém. Disponível em:http://www.belem.pa.gov.br/verbelem/detalhe.php?p=191&=1> Acesso em: 2 de abril de 2022.

VICENTINI, Delio. In. A educação emotivo-afetiva na escola de educação infantil. – São Paulo: Paulinas, 2013. – (Coleção pedagogia e educação).

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Araujo , A. A. de, Souza, S. R. de ., & Pontes, A. N. . (2022). Caminhos cotijubeses: educação ambiental em uma escola ribeirinha de educação infantil na Ilha de Cotijuba, estado do Pará. Conjecturas, 22(6), 344–358. https://doi.org/10.53660/CONJ-1041-P19