Seno e cosseno: a transição do triângulo retângulo ao círculo trigonométrico

Autores

  • Elisabete Marcon Mello Universidade Federal do ABC
  • Amarildo Aparecido dos Santos Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1044-P13

Palavras-chave:

Trigonometria, Triângulo retângulo, Teoria das Situações Didáticas

Resumo

Esta pesquisa pretende apresentar uma sequência didática para a introdução da trigonometria, em particular as razões seno e cosseno, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, fazendo a transição entre o estudo dessas razões no triângulo retângulo e no círculo trigonométrico. Para isso, iniciou-se os trabalhos com algumas construções geométricas com régua e compasso e com o uso do software Cabri-Géomètre. A geometria desempenha um papel fundamental no currículo, na medida em que possibilita ao aluno desenvolver um tipo de pensamento particular para compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. Essa sequência didática foi organizada observando-se as fases da aprendizagem descritas na Teoria Das Situações Didáticas de Gui Brousseau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Marcon Mello, Universidade Federal do ABC

Professora Doutora da Universidade Federal do ABC.

Amarildo Aparecido dos Santos, Universidade Federal do ABC

Pos doutorando da UFABC

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiros quarto ciclos do ensino fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o Ensino Médio; volume 2)

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p.35-113.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodoes de la didactique des mathématiques. Recherche en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.7.2, p.33-115, 1986.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Mello, E. M., & Santos, A. A. dos . (2022). Seno e cosseno: a transição do triângulo retângulo ao círculo trigonométrico. Conjecturas, 22(6), 268–278. https://doi.org/10.53660/CONJ-1044-P13