Análise Microbiológica da areia nas praias urbanas do município de Ilhéus, Bahia, Brasil

Autores

  • Fernando Mauro Pereira Soares Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Haighlanda Calil Haddad Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Rita de Cascia Avelino Suassuna Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gabriel Paternostro Lisboa Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Vinícius de Amorim Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gerson dos Santos Lisboa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1047-P03

Palavras-chave:

Qualidade Sanitária, Sedimentos Marinhos, Escherichia coli

Resumo

O crescimento espontâneo das áreas urbanas sem o planejamento adequado, a precariedade do saneamento básico e sujidades carreadas por meio das chuvas são fatores prejudiciais para a qualidade ambiental das praias, que podem se tornar ambientes propícios à dispersão de doenças. O presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade microbiológica das areias de três praias urbanas do município de Ilhéus, Bahia. Fornece informações úteis para a delimitação de padrões referentes às condições da areia das praias e auxilia na tomada de decisão em relação ao contato dos frequentadores da praia com a faixa de areia. Foi analisado o quantitativo de Escherichia coli nas praias, por meio do método de filtração por membrana, os dados foram comparados entre as áreas secas e úmidas, admitindo como padrões a legislação do município do Rio de Janeiro e de Portugal, que possui uma política nacional sobre monitoramento de areia de praias. Os resultados encontrados nas áreas secas apresentaram-se superiores aos admitidos pelas legislações consultadas, e o inverso foi constatado nas áreas úmidas, onde encontravam-se majoritariamente dentro do permitido por ambas as legislações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Mauro Pereira Soares, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Agronomia (Microbiologia Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Microbiologia - Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Possui especializações em microbiologia Industrial, microbiologia Ambiental e Microbiologia de Alimentos. Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: água, contaminação alimentar, contaminação ambiental, monitoramento e biorremediação. Redistribuido no ano de 2017 para a UFSB, ficou lotado no IHAC do Campus Jorge Amado e, por consequência, no Centro de Formação em Tecno-ciências e Inovação. Está como vice coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, Coordenador de Laboratório e responsável pelo agrupamento dos pedidos de compras para laboratórios do Campus Jorge Amado. Contribuiu como membro da Comissão para avaliação do Estágio Probatório e atualmente é o responsável pela Relatoria do PPC de Engenharia Biotecnológica. Atuou entre 2008 e 2017 na Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), na cidade de Coari (AM). Lá exerceu atividades de docência em disciplinas relacionadas a microbiologia (e suas diferentes vertentes). Participou do colegiado de Biologia/Química como membro e também como coordenador por dois mandatos. Exerceu coordenação de laboratório de microbiologia como também foi membro de NDE (Núcleo Docente Estruturante) de diversos cursos (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biologia/Química e Biotecnologia). Exerceu função como Diretor do Instituto de Saúde e Biotecnologia, em substituição ao Diretor titular, por ser Decano do Conselho Diretor, para substituí-lo em período de férias. Também participou como Membro do Conselho Diretor do Instituto, enquanto exercia a função de Coordenador do Colegiado. Ficou responsável pelo projeto de implementação do Campus do Instituto, no tocante aos materiais de laboratório. Anteriormente, trabalhou em diferentes Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas (UEA ? Universidade do Estado do Amazonas, UESC ? Universidade Estadual Santa Cruz- Ilhéus-BA, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, FAEF ? Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, em Garça (SP). Em empresa privada, trabalhou por 2 anos e meio na CROWNBIOSYSTEMS, localizada na cidade de Sittingbourne (Reino Unido).

Haighlanda Calil Haddad, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Realizou estudo na área de Biogeografia e status de conservação de Guzmania Ruiz & Pav.(Bromeliaceae: Tillandsioideae) no Brasil e Levantamento Taxonômico de Tillandsioideae Bromeliaceae: Poales) dos Herbários HUESC e CEPEC.

Rita de Cascia Avelino Suassuna, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campina Grande - PB (1991), Mestrado em Engenharia Civil - Área Recursos Hídricos - Subárea Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campina Grande (1995) e Doutorado em Engenharia Civil - Área Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - São Carlos - SP (2004). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Jorge Amado - Itabuna (BA). Tem experiência nas áreas de qualidade da água, tratamento de efluentes, resíduos sólidos e poluição atmosférica. Leciona disciplinas nas áreas de química e ambiental.

Gabriel Paternostro Lisboa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho, com especialização em Gestão de Resíduos e Engenharia Ambiental Urbana. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Cursando doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biossistemas/UFSB. Prestador de serviços na área de consultoria ambiental e de segurança do trabalho, realizando principalmente atividades de Licenciamento Ambiental e Projetos de Segurança do Trabalho. Possui experiência na área de Geoprocessamento, atuando nos seguintes temas: georreferenciamento, análise do uso e ocupação do solo através de imagens de satélite, caracterização geoambiental, estudos de fragilidade do ambiente, estudos em 3d, entre outros.

Vinícius de Amorim Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em Geografia (2012) na área de análise ambiental e planejamento territorial, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente no ano de (2006), pela Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC). Licenciado em Geografia (2000), pela UESC. Especialização em Mídias na Educação: Ciclo Avançado (2012), pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialização em Ensino de Geografia (2002) pela UESC. Atualmente professor Associado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Jorge Amado (CJA). Redistribuído da Universidade Federal Fluminense (UFF) do município de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, para compor o quadro inicial docente da UFSB no CJA. Na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) foi professor dos cursos de graduação: bacharelado em Engenharia Agronômica; licenciatura em Biologia e licenciatura em Geografia. Na UESC foi professor convidado do curso de Pedagogia. Enquanto na educação Básica foi professor efetivo do ensino médio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia. Foi professor efetivo do ensino fundamental II, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Secretaria de Educação do município de Ilhéus - Bahia. Tem experiência na área de: Geoprocessamento; Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto (SR); Geociências; Geografia Física; Ensino de Geociências; Ensino de Geografia; Cartografia Temática. Atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, manejo e conservação dos recursos naturais, planejamento e dinâmica territorial, uso, cobertura e ocupação da terra, uso e conservação do solo, gestão e conservação de recursos hídricos, modelagem hidrológica por meio do software: Soil and Water Assessment Tool (SWAT) acoplado às SIGs, análise e gestão de bacias hidrográficas, legislação ambiental, além de cultura, turismo e desenvolvimento regional.

Gerson dos Santos Lisboa, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro Oeste, PR (2006), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro Oeste, PR (2009), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (2014). Atuei como Professor contratado sob o regime CLT (2004-2007) no Colégio Florestal de Irati nos seguintes Cursos: Técnico Florestal, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho. Lecionei as seguintes disciplinas (Nível Técnico): Topografia, Tecnologia e Industrialização da Madeira, Importância da Evapotranspiração no Ciclo Hidrológico, Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira, Técnicas de Educação Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, Desenho Técnico, Sociologia, Matemática Financeira, Estatística Aplicada ao Manejo Florestal, Informática Aplicada, Agroecologia Rural, Técnicas de Prevenção e Combate a Sinistros, Ergonomia, Produtos Florestais Não Madeiráveis, Incêndios Florestais. Atuei como Gerente Florestal nas Áreas de Manejo Florestal, Silvicultura, Colheita, Manutenção de Estradas,Transporte Florestal e Planejamento (2008-2009). Faço parte do Conselho Editorial da Revista Ambiência, do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro, como Avaliador/Revisor, desde 25 de outubro de 2010 e da Revista Amazonian Journal of Agrucultural and Environmental Sciences da Universidade Federal Rural do Amazonas, desde janeiro de 2013. Tenho experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Sensoriamento Remoto e Modelagem e Simulação Florestal. Atualmente sou professor Adjunto III na Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Ciência e Tecnologia. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde atua nas áreas de Sensoriamento Remoto, Modelagem e Simulação Florestal, Crescimento e Produção Florestal e Estatística. Tem mais de 150 trabalhos publicados entre artigos científicos, livros, capítulos de livros, trabalhos completos publicados em Anais de Eventos, Artigos em Jornais, etc.

Referências

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA, Agência Portuguesa do Ambiente. Qualidade microbiológica de areias de praias litorais. Lisboa, 2002.

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA, Agência Portuguesa do Ambiente. Monitorização da qualidade das areias em zonas balneares: época balnear de 2010. Lisboa, 2011.

BAHIA, INSTITUTO ESTADUAL DO MEIO AMABIENTE E RECURSOS HIDRÍCOS. Disponível em: <http://www.inema.ba.gov.br/servicos/monitoramento/qualidade-das-praias/ >. Acesso em: 13 de março de 2022.

BRASIL, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ilheus/panorama >. Acesso em: 13 de março de 2022.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução no 274 de 29 de novembro de 2000. Estabelece a classificação das águas doces, sobras e salinas essencial a defesa dos níveis de qualidade avaliados por parâmetros e indicadores específicos, de modo a assegurar as condições de balneabilidade. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 29 de nov. 2000. Dsiponível em:http://pnqa.ana.gov.br/Publicacao/Resolu%C3%A7%C3%A3o_Conama_274_Balneabilidade.pdf. Acesso em: 12 de março de 2022.

BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO (MMA), PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS (2007). Projeto Orla: Plano de Gestão Integrado. [S.l.: s.n.]. Disponível em: https://nossailheus.org.br/wp-content/uploads/2016/11/projeto-orla-ilheus.pdf. Acesso em: 13 de março de 2022.

CARVALHO, T. R. Análise microbiológica de areia de praias do município de Vitória/ES pelas técnicas de tubos múltiplos e membrana filtrante / Tarcila Rodrigues de Carvalho. – Vitória, 2014.

LESCRECK, M. C et al. Análise da qualidade sanitária da areia das praias de Santos, litoral do estado de São Paulo. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1-6, jun. 2016.

MARQUEZI, M.C. et al. Comparação entre métodos para a análise de coliformes totais e E. coli em amostras de agua. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2010; 69(3):291-6.

MONTEIRO, DTL et al. QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA AREIA E ÁGUA DE DUAS PRAIAS DO LITORAL CEARENDE. Revista Labomar: Arquivos de ciências do Mar. Fortaleza, Ceará. Vol. 48, pág. 41 - 48. 2015.

NASCIMENTO, L. Caracterização Geoambiental da Linha de Costa da Costa do Cacau - Litoral Sul da Bahia. 2006. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

NASCIMENTO, L.; SANTOS, A. N. ; BITTENCOURT, A. C. S. P. ; DOMINGUEZ, J. M. L. . Riscos para o Banho de Mar associados aos Estágios Morfodinâmicos das Praias da Costa do Cacau. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005, Guarapari. Anais do X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - CD-ROM. São Paulo: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005. v. 1. p. 1-7.

NASCIMENTO L.; BITTENCOURT, A. N. S.; SANTOS, A.N.; DOMINGUEZ, J.M.L. (2007): Deriva litorânea ao longo da Costa do Cacau, Bahia: Repercussões em geomorfologia costeira. Revista Pesquisa em Geociências. 34 (2): 45-56.

OLIVEIRA, M.A; MARTINS, L. Análise microbiológica da água das praias de Arembepe e Guarajuba, Camaçari – BA. Candombá – Revista Virtual, v. 8, n. 1, p. 19-25, jan – dez 2012.

ORLANDO, A.; CUNHA, R. Plano municipal de conservação e recuperação da mata atlântica de Ilhéus - Bahia. Salvador (BA), Grupo Ambientalista da Bahia, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/1553. Acesso em 13 de março de 2022.

REGO, J. C. V. Qualidade sanitária de água e areia de praias da Baía de Guanabara. 2010, 132 p. Dissertação (Mestrado em Ciências na área de Saúde Pública) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica, Rio de Janeiro, 2010.

SANTOS, A.N. ; NASCIMENTO, L.; BITTENCOURT, A. C. S. P. ; DOMINGUEZ, J. M. L. . Poluição das Praias do Litoral Sul do Estado da Bahia por Lixo e Resíduos de Petróleo. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005, Guarapari. Anais do X Congresso Brasileiro de Estudos do Quaternário - CD-ROM. São Paulo: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005. v. 1. p. 1-6.

SÃO PAULO, COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, CETESB Relatório de qualidade das praias litorâneas no estado de São Paulo 2013 [recurso eletrônico] / CETESB. - - São Paulo: CETESB, 2014.

SARAIVA, Hariane Lopes Avaliação do risco microbiológico nas areias da praia do Atalaia, Salinópolis – PA / Hariane Lopes Saraiva. – Capanema, 2017.

SOUZA, J. L. Qualidade ambiental das praias da ilha de Itaparica, Baía de todos os Santos, Bahia. 2014, 71 p. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2014.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - SMAC (Brasil). Resolução nº 468, de 28 de Janeiro de 2010. Sobre a análise e informações das condições das areias das praias no Município do Rio de Janeiro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - SMAC (Brasil). Resolução n˚ 81/2000, de 28 de Dezembro de 2000. Rio de Janeiro. Dispõe sobre a análise e informações das condições das areias das praias no Município do Rio de Janeiro.

VIEIRA, R.H.S.F et al. Monitoramento microbiológico das águas e areias das praias do Meireles e do Futuro, Fortaleza-Ce. Bol. Téc. Cient. Cepnor, Belém, v.7, n.1, p.17-26, 2007.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Mauro Pereira Soares, F. ., Calil Haddad, H. ., de Cascia Avelino Suassuna, R. ., Paternostro Lisboa, G. ., de Amorim Silva, V. ., & dos Santos Lisboa, G. (2022). Análise Microbiológica da areia nas praias urbanas do município de Ilhéus, Bahia, Brasil. Conjecturas, 22(6), 333–343. https://doi.org/10.53660/CONJ-1047-P03