O Plano de Expansão Universitária e suas dificuldades em relação a valores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1099-P56

Palavras-chave:

: Instituição Superior de Ensino (IES), Estado, Sociedade, REUNI

Resumo

O estudo tem por objetivo dissertar sobre a expansão universitária no Brasil destacando as políticas públicas. Os objetivos específicos dissertam sobre o ensino universitário no Brasil em seu contexto histórico; explanam sobre as instituições superiores e a relação com o Estado, e, apresentam os benefícios para a sociedade. O método adotado foi um estudo bibliográfico, qualitativo, exploratório visando o desenvolvimento do tema. Os benefícios da expansão universitária para a sociedade configuraram como a busca por justa condição de igualdade da população, apesar de que, ainda há muito que ser ampliado para o atendimento da demanda social. Porém, vale ressaltar que, as oportunidades para a inserção no mercado estão cada vez mais voltadas para pessoas qualificadas, e, assim, a inserção nas universidades é considerada como um dos fatores avaliados. Dessa maneira, salienta-se que, a expansão universitária propicia benefícios às classes desfavorecidas. Mesmo havendo disputa em razão das vagas serem insuficientes para o atendimento da demanda, há de salientar que, os esforços estão sendo realizados por meio de programas governamentais como parte de suas ações referentes às políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Ferreira Mariano da Paz, Universidade Federal de São João Del Rey

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Rita(2003), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete(2011) e especialização em GESTAO DE PESSOAS pela Faculdade do Noroeste de Minas(2008). Atualmente é tecnico administrativo da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Educação.

Miria Aparecida Espirito Santo, Universidade Federal de São João Del Rey

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006).Possui especialização em Ética e Filosofia pela Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM ( 2009). Possui Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER(2014). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal de São João Del-Rei, no Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades.

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João Del Rey

Doutor em Sociologia (2010) e mestre em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Administração (1997) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da UFSJ. Experiência profissional como pesquisador, executivo de organizações públicas e privadas e professor universitário. Atuou como pesquisador de ONGs (1998-1999), diretor executivo de holding brasileira (2001-2004), Chefe de Gabinete da Reitoria da UFSJ (2013-2016), coordenador local do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/ANDIFES/2015-2017) e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (2016-2020). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/ANDIFES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ). A atuação acadêmica tem como objetivo realizar estudos sobre organizações e economia, que venham convergir para as áreas de principal interesse de pesquisa e atuação: Administração Pública; Sociologia Econômica e das Organizações; Desenvolvimento Local; e, Relacionamentos Interorganizacionais entre o Estado e o mercado.

André Luís Bertassi, Universidade Federal de São João Del Rey

GRADUADO em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1995), MESTRE em Administração pelo UNISAL-Americana/SP. DOUTOR em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Atuou como professor titular da Faculdade de Americana - FAM, Faculdade Liceu Coração de Jesus - UNISAL-Americana/SP., entre outras. Foi contador-chefe da Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP. Atuou como consultor estratégico na Área Pública e Privada. Atualmente é professor do Quadro Permanente - Classe Adjunto - Nível III, da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Área de atuação: Gestão Pública; Administração Financeira e Orçamentária [AFO] no setor Público; Contabilidade e Controladoria Pública. Teoria Contábil e Ética Profissional. Pesquisa: Indicador-Chave de Desempenho [KPI] na Gestão Pública; Controladoria/Contabilidade Gerencial; Contexto Histórico da Evolução das Ciências Contábeis.

Referências

AGAPITO, A. P. F. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, v. 16, n. 32, 2017.

ALVES JÚNIOR, E.O. O REUNI e a ampliação recente do ensino superior público: elementos sobre o caso UFOP. Monografia. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Ouro Preto, MG, 2018. Disponível em:

https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/1698/1/MONOGRAFIA_ReuniAmplia %C3%A7%C3%A3oRecente.pdf Acesso em: 10 nov. 2021.

BOTTONI, A.; SARDANO, E. J.; COSTA FILHO, G. B. Uma breve história da Universidade no Brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2021.

CHAVES, V.L.J.; MENDES, O. C. REUNI - o contrato de gestão na reforma da educação superior pública. ANPAE, 2009. Disponível em:

http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/352.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed.Porto Alegre: Artmed. 2010.

CUNHA, M. R. Gestão estratégica de IES: modelos e funções do planejamento estratégico em universidades públicas e privadas de Palmas – Tocantins Dissertação de Mestrado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2011.

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K;. e LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

DUARTE, J.S. As contribuições da extensão universitária para o processo de aprendizagem, a prática da cidadania e o exercício profissional. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/123456789/771/1/Jacildo%20da%20Silva%20Duarte. pdf Acesso em: 10 out. 2021.

FRIGOTTO, G. A gênese das teses da Escola sem Partido: a esfinge e o ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “Sem” Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, 2019. Disponível em: https://goo.gl/m5yTWv . Acesso em: 20 out. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOMES, V. MACHADO-TAYLOR, M.L. SARAIVA, E.V. O ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização. Artigo de Revisão. Revista Ci. & Trop. Recife, vol 42, n.1, 2018. Disponível em: https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1647 Acesso em: 15 out. 2021.

RODRIGUES, G.M. Ensino privado: a qualidade e a imagem. In: COLOMBO, S.S. RODRIGUES, G.M. & Colaboradores (org). Desafios da gestão universitária contemporânea. Cap. 2, Porto Alegre: Penso, 2011.

SALES, E.C.S.S. ROSIM, D. FERREIRA, V.R.S. COSTA, S.H.B. O programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): uma análise de seu processo de avaliação. Revista Avaliação, v.24, n.3, Campinas, Sorocaba, 2019. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/aval/a/TwXXdzXm9X9YFy7kkFdYYSn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 30 out 2021.

SILVA, V. Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/dis cussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

SÍVERES, L. Processo de aprendizagem na extensão universitária – PAEU, Brasília, UCB, 2013.

TREVISAN, E. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): contextos, condicionantes e resultados de sua implementação. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista – UNESP. Marília, SP, 2019. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191147/trevizan_e_dr_mar.pdf?sequence =3&isAllowed=y Acesso em: 20 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

da Paz, L. F. M. ., Aparecida Espirito Santo, M., Melo Silva, G., & Luís Bertassi, A. (2022). O Plano de Expansão Universitária e suas dificuldades em relação a valores. Conjecturas, 22(6), 764–778. https://doi.org/10.53660/CONJ-1099-P56