GameTest: Um protótipo de jogo para apoiar o ensino-aprendizagem de Teste de Software
DOI:
https://doi.org/10.53660/CONJ-1104-R14Palavras-chave:
Jogo, Protótipo, Teste de SoftwareResumo
O Teste de Software (TS) é um processo que consiste em tentar descobrir problemas em softwares antes que estes sejam entregues aos clientes. Desta forma, o teste é um processo indispensável no âmbito do desenvolvimento de software e influencia diretamente na sua qualidade. Apesar de sua importância, eventualmente os estudantes apresentam dificuldades no tocante ao aprendizado teórico e prático nas disciplinas de Teste de Software. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de um jogo educacional intitulado GameTest que tem a finalidade de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Teste. O protótipo foi validado a partir de uma pesquisa realizada com 40 pessoas. A pesquisa foi baseada na ISO 9241 e buscou medir a usabilidade em termos de desempenho e satisfação do usuário. Como resultados, obteve-se respostas positivas quanto à importância deste trabalho para a área de Teste.
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