Meio Ambiente, Sustentabilidade no espaço escolar: saberes dos estudantes e o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos

Autores

  • Angélica Rios Carneiro Educaler University-Usa
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1112-Q03

Palavras-chave:

Educação, Descarte de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental

Resumo

Objetivos: Investigar os saberes dos alunos sobre educação ambiental e descarte de resíduos sólidos urbano no ambiente escolar, e como essa temática é abordada em sala de aula pelos docentes. Métodos: O estudo constitui em uma pesquisa quantitativa empregando a tematização para a analise de resultados qualitativos. Resultados: Foi verificado que a maioria dos alunos identificaram corretamente os resíduos orgânicos e inorgânicos, porém em educação ambiental e não possuem hábitos de separação de resíduos sólidos, e seus conhecimentos eram pouco em relação aos prejuízos ambientais oriundos do descarte incorreto e ou inadequado dos mesmos. Na análise correspondente a abordagem dos professores de ciências os quais se propuseram participar da pesquisa, observou-se que os mesmos estão sempre abordando esses assuntos dentro do seu contexto escolar. Diante dos resultados esse trabalho subsidiou a elaboração de um manual com recursos didático para os docentes e um folder direcionado aos alunos enfatizando os impactos ambientais proveniente do descarte incorreto dos resíduos sólidos Conclusão: Por meio deste estudo foi possível compreender e responder, conforme os objetivos orientadores propostos que o foco desse trabalho pedagógico é minimizar problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos e desenvolver atitudes e valores que ajudem a preservar o planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Limpezas Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil. 2010. São Paulo: Abrelpe; 2014.

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 2ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes. 2009.

BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9394 de 20/12/1996. Brasília: Editora do Brasil, 1996.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC;SEF, 1998.

FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projetica, 2011.

REIGOTA, M. desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. P. 43-50.

PARENTE, Júlio da Costa Batista. Aulas práticas sobre educação ambiental ministradas em uma escola de ensino fundamental da região metropolitana de Fortaleza – CE. 2015.

PIRES, A. M. M. Uso agrícola de composto de lixo urbano: benefício ou prejuízo. EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2016.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Rios Carneiro, A., & Araújo Leal, D. . (2022). Meio Ambiente, Sustentabilidade no espaço escolar: saberes dos estudantes e o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos . Conjecturas, 22(3), 1008–1016. https://doi.org/10.53660/CONJ-1112-Q03

Edição

Seção

Outros artigos e publicações