Educação Ambiental como disciplina fundamental no ensino de escolas públicas e privadas

Autores

  • Cristiano Jorge Faria de Sousa Emill Brunner World University- Florida-EUA
  • Ângelo Ribeiro Froes

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1115-Q54

Palavras-chave:

Educação, Escola, Estado, Pública, Disciplina

Resumo

O objetivo desse trabalho foi investigar a importância da Educação Ambiental como disciplina fundamental no ensino de escolas públicas, privadas. A metodologia utilizada na produção do artigo foi pesquisa bibliografia onde foram retirados conceitos e recursos capazes de demonstrar a ausência da disciplina de educação ambiental como disciplina fundamental em todas as escolas brasileiras e o impacto nos aprendizados dos alunos com conteúdo incompletos e informais na disciplina de geografia onde é ministrado sobre a educação ambiental sem recursos acessíveis aos alunos e planejamentos capazes de sanar as dúvidas dos envolvidos nesse processo de aprendizado. Para analisar todos os fatores foi feito uma pesquisa bibliográfica capaz de proporcionar meios adequados para incluir a disciplina de Educação Ambiental no âmbito escolar. Enfim, o processo para se ter a educação ambiental como matéria obrigatória das escolas brasileiras é longo, mas o apoio do Estado, dos professores e da coordenação se torna possível a inclusão no currículo de todas as escolas do Brasil, bem como formar pessoas mais conscientes e preocupadas com o futuro do meio ambiente, de modo a incentivar a sociedade a ter soluções sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Gleici Fernanda dos Santos; FERREIRA, Tais de Lima; CIASCA, Sylvia Maria. Nomeação automática rápida em escolares de 6 e 7 anos. Revista Cefac, v. 18, p. 392-398, 2016.

BARBOSA, Daniel Almeida Ferreira, et al. Sustentabilidade ambiental no contexto da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma ação estratégica frente ao gerenciamento de resíduos do processamento químico de radiografias odontológicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2020, 15.3: 92-114.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília – DF, 1988.

Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9.795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999.

Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 Ago. 1981.

COCATO, Guilherme Pereira. Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas. GEOUSP, 2021.

DE CASTRO FILHO, Pedro Júlio; De Albuquerque, Francisco Nataniel Batista. Educação ambiental e os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino básico. 2021.

FERNANDES, Ana Paula Campos; ISIDORIO, Allisson Roberto; MOREIRA, Edney Ferreira. Ensino remoto em meio à pandemia do COVID-19: panorama do uso de tecnologias. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; DE SOUZA, Bartolomeu Israel. Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2021, 16.4: 267-286.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Faria de Sousa, C. J., & Ribeiro Froes, Ângelo. (2022). Educação Ambiental como disciplina fundamental no ensino de escolas públicas e privadas. Conjecturas, 22(3), 1017–1025. https://doi.org/10.53660/CONJ-1115-Q54

Edição

Seção

Outros artigos e publicações