Scratch como recurso pedagógico para o ensino de modelos atômicos na modalidade médio-técnico: uma contribuição do construtivismo de piaget

Autores

  • João Batista Félix de Sousa Instituto Federal do Amazonas
  • Marcela dos Santos Barbosa Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-2687-2427
  • Lucas Antunes Tenório Universidade Paulista
  • Marisa Almeida Cavalcante Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-113-125

Palavras-chave:

Jean Piaget, Modelos atômicos, Ensino e aprendizagem

Resumo

O estudo de atomística no primeiro ano do ensino médio é importante para o entendimento de outros conteúdos de química que serão futuramente ensinados. Nesse seguimento, quando a aprendizagem se concretizar serão desenvolvidos os processos de assimilação, acomodação e equilibração, como aborda a teoria construtivista de Jean Piaget. Dessa forma, com o objetivo de contribuir com o processo de equilibração no aprendizado de atomística, este trabalho apresenta uma proposta na qual utilizou-se como ferramenta didática o programa Scratch, durante uma oficina de atividades práticas no computador, em que os alunos tiveram que ser ativos e criativos. A oficina foi realizada com 9 alunos do 1º ano do ensino médio-técnico do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, localizado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. Os resultados evidenciam que o Scratch contribuiu para o aprendizado de modelos atômicos e de programação. Este trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Química, pela Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGE-CIM/UFAM.

Lucas Antunes Tenório, Universidade Paulista

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista. 

Marisa Almeida Cavalcante , Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atualmente Profa. do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas com atuação no PPGECIM e MPEF. Com mestrado e doutorado na área Física Nuclear instrumental e dedicada a área de pesquisa em Ensino de Física e Ciencias desde 1995. Minha atuação no ensino sempre esteve voltada a novas tecnologias e metodologias. Desde a década de 90 desenvolvo pesquisa em automação e aquisição de dados voltados ao ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa em Ensino de Física (GoPEF/PUCSP) e do laboratório de pesquisa UFAMakers da UFAM. Por habilidades técnicas desenvolvidas durante minha vida acadêmica ensino que desenvolvo sistemas computadorizados de aquisição e análise de dados direcionados a experimentação com fins didáticos, mas também atuo na formação de recursos humanos nesta área específica, tão carente no Brasil. Uma eterna apaixonada pela educação e pelas maravilhas que o mundo tecnológico aliado a práticas pedagógicas inovadoras pode trazer na formação dos nossos jovens. Atualmente desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências com ênfase em Tecnologia Educacional, Automação com o Arduino e outros microcontroladores, uso do Scratch e outros softwares iconográficos, internet das coisas, cultura Maker no ensino, Física Moderna e Aprendizagem por Projetos. 

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Félix de Sousa, J. B., dos Santos Barbosa, M., Antunes Tenório, L., & Almeida Cavalcante , M. . (2021). Scratch como recurso pedagógico para o ensino de modelos atômicos na modalidade médio-técnico: uma contribuição do construtivismo de piaget. Conjecturas, 21(2), 171–194. https://doi.org/10.53660/CONJ-113-125

Edição

Seção

Artigos