História de Palmeiras de Goiás: de sua origem à atualidade

Autores

  • Eleno Marques de Araújo UNIFIMES
  • Marilene Francisca de Araujo Girão Colégio Modelo Os Pequeninos em Palmeiras de Goiás
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Guerra

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1180-T03

Palavras-chave:

História; Palmeiras de Goiás; Alemão; Ouro.

Resumo

O presente texto tem por objetivo descrever a história da cidade de Palmeiras de Goiás. A metodologia utilizada foi de revisão literária e documental. A história da cidade de Palmeiras de Goiás é muito ampla e faz com que o leitor remonte ao seu passado. O primeiro habitante dessa região foi Jonas, que tinha nacionalidade alemã e vivia com sua família nessas terras. Ele era de vivência simples e isolado do convívio humano. Ao passar os anos ao lado de um córrego, recebeu uma homenagem com o seu nome, em que o lugar passou a ser chamado Córrego do Alemão, como ele era conhecido. No ano de 1800, o tenente Antônio Martins de Andrade e sua família, que saíram de São Paulo, chegaram à capital do Estado de Goiás, Cidade de Goiás. Ele comprou terras devolutas no Sítio das Palmeiras, próximas às margens do Rio dos Bois. Palmeiras de Goiás, há vários anos, realiza as tradicionais festas das cavalhadas que são celebradas por ocasião da festa do Divino Espírito Santo. São três dias de muita movimentação de turistas que se misturam com a população para participar de toda programação envolvendo alvorada, desfile, carreiras (lutas) e shows. A cidade vive, na atualidade, um surto migratório de pessoas que procuram por emprego e melhorias de vida. Novas oportunidades surgem com a instalação de grandes indústrias para o município, que recebeu muitos incentivos do ex-governador Marconi Perillo, filho dessas terras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Francisca de Araujo Girão, Colégio Modelo Os Pequeninos em Palmeiras de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista. Professora na Educação Infantil no Colégio Modelo Os Pequeninos em Palmeiras de Goiás.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Guerra

Doutorando em Ciências da Educação – Universidade del Sol – UNADES – PY. Mestre em Filosofia – UFPB. avaete.guerra@gmail.com

Referências

ABREU, Jeronymo Rodrigues. Quem é Jonas. Manuscrito redigido à mão. Palmeiras de Goiás, 1946.

A história da Cidade. Disponível em: <https://palmeirasdegoias.go.gov.br/historia-da-cidade> acesso em 25 de setembro de 2021.

BARROS, JOSÉ D’ASSUNÇÃO. História e Memória – uma relação na confluência entre o tempo e o espaço. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/documentos/documentos/Mouseion/Vol5/historia_memoria.pdf. Acesso em 13 de setembro de 2021.

BETRAN, Paulo. (Org.) Palmeiras de Goiás: Primeiro Século. Goiânia Goiás: Kelps, 2005.

Cavalhadas. Disponível em: <https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/goias/festas-populares/conheca/cavalhadas>. Acesso em 18 de novembro de 2021

Cidade de Palmeiras de Goiás. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/palmeiras-de-goias/historico>. Acesso em 25 de setembro de 2021.

GOMES, Josélio. Alemão: Dez Lírios e uma Palmeira. Palmeiras de Goiás: Guarany, 2005.

JÚNIOR, José Ferreira Lopes. (Org.) A História de Palmeiras de Goiás. ed. Palmeiras de Goiás, 1992.

Municípios limítrofes. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmeiras_de_Goi%C3%A1s>. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Município De Palmeiras De Goiás. Disponível em: <https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-palmeiras-de-goias.html>. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Palmeiras de Goiás e suas Potencialidades. (Portfólio). Prefeitura de Palmeiras de Goiás, 2020.

População. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/palmeiras-de-goias/panorama>. acesso em 25 de setembro de 2021.

TAVARES, Altair. Marconi Perillo inaugura obras em Palmeiras de Goiás. Goiânia Goiás: Diário de Goiás, 2016. Disponível em: <https://diariodegoias.com.br/marconi-perillo-inaugura-obras-em-palmeiras-de-goias/> acessado em 06 de novembro de 2021.

UNIDADE UNIVERSITÁRIA. Disponível em: PALMEIRAS. <http://www.palmeiras.ueg.br/conteudo/19828_historia>. Acesso em 25 de setembro de 2021.

ZYBERBERG, Sônia. MARCONI FERREIRA PERILLO JUNIOR.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Araújo, E. M. de, Girão, M. F. de A., & Guerra, A. de L. e R. G. (2022). História de Palmeiras de Goiás: de sua origem à atualidade. Conjecturas, 22(6), 1002–1017. https://doi.org/10.53660/CONJ-1180-T03