Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: Intervenções pedagógicas

Autores

  • Carla Salomé Margarida de Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Paulo Roberto Miranda Veras Centro Universitário Sul-Americano – UNIFASAM/GO
  • Lilian Cristina dos Santos Centro Municipal de Atendimento à Diversidade – CEMAD/GO

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1197-T18

Palavras-chave:

TDAH, Escola, Atuação docente, Intervenções pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem como tema o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. O texto evidencia a formação e atuação docente, tendo em vista as intervenções pedagógicas no cotidiano escolar para o atendimento do aluno com TDAH. O artigo se desenvolveu a partir da seguinte inquietação: Como intervir pedagogicamente de forma a possibilitar a aprendizagem da criança com TDAH? Para tanto, foram realizados estudos teóricos em vários autores de referência na área, como: Lima (2005), Palma (2013), Benczik (2000 e 2006), entre outros, aliado a uma pesquisa empírica que objetivou discutir, do ponto de vista teórico e prático, a atuação docente mediante intervenções específicas para o trabalho com crianças que tem TDAH. Como procedimento metodológico realizou-se entrevista semiestruturada com três professoras de três escolas diferentes do município de Inhumas - Goiás. Os resultados da pesquisa apontam para a urgente necessidade de ampliação dos estudos e formação docente para esse público, pois não há possibilidades de intervir pedagogicamente se não há conhecimentos das necessidades específicas desses estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Educação-PPGE/FaE/UFMG. Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT-UEG). Pedagoga. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão -GEPEDI/CNPq. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE. Docente efetiva da UEG/Inhumas e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Paulo Roberto Miranda Veras, Centro Universitário Sul-Americano – UNIFASAM/GO

Psicólogo; Pedagogo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás - UEG/CSEH, Estado de Goiás. Docente no Centro Universitário Sul-Americano.

Lilian Cristina dos Santos, Centro Municipal de Atendimento à Diversidade – CEMAD/GO

Psicóloga; Pedagoga; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás. Professora vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR/UEG) e ao Centro Municipal de Atendimento à Diversidade – CEMAD/Anápolis/GO.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. [S.l]: ABDA, 2014. Disponível em: http://tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html. Acesso em: 19 de fevereiro de 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. Relação professor, escola, aluno e família: a educação unida para o sucesso! [S. l.]: ABDA, 24 maio 2013. Disponível em: http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-paraeducadores/item/977-rela%C3%A7%C3%A3o-professor-escola-aluno-efam%C3%ADlia-aeduca%C3%A7%C3%A3o-unida-para-osucesso.html?tmpl=component&print=1. Acesso em: 03 de setembro de 2021.

BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade( TDAH): guia completo e autorização para os pais, professores e profissionais da saúde/ Russell A. Barkley; trad. Luís Sérgio Roizman – Porto alegre: Artmed, 2002.

BENCZIK, E. P. B. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Atualização Diagnóstica e terapêutica. Um guia de orientação para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.

BENCZIK, Edyleine B. P. Manual da escola de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: versão para professores. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA. Cartilha da Inclusão Escolar: inclusão baseada em evidências científicas (2014). Disponível em: https://iparadigma.org.br/biblioteca/educacao-inclusiva-cartilha-da-inclusao-escolar/ acesso em 20 nov. 2021.

CRAFT, D.H. Distúrbios de Aprendizagem e Déficits de Atenção In. WINNICK, J. Educação Física e Esportes adaptados. São Paulo A: Manole, 2004.

DU PAUL, George J. ESTONER, Gary. TDAH nas Escolas: estratégias de avaliação e intervenção. São Paulo: M. Books, 2007.

FAGALI, E. Encontros entre Arteterapia e Psicopedagogia: a relação dialógica entre terapeuta e cliente, educador e aprendiz. In CIORNAI, S. (org.) Percursos em Arteterapia: Arteterapia e Educação. Vol. 64. São Paulo: Summus, 2005.

FLICK, W. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDSTEIN, Sam. Compreensão, Avaliação e Atuação: Uma Visão Geral sobre o TDAH. 15 nov. 2006.

KAEFER, H. (2006). Avaliação psicológica no transtorno da atenção. In: N. Rotta, L. Ohlweiler & R. Riesgo (Orgs.), Transtornos da aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar (pp.315-328). Porto Alegre: Artmed.

LIMA, Rossano Cabral. Somos todos desatentos? O TDA/H e a construção de bioidentidades/ Rossano Cabral Lima. – Rio de Janeiro: Remule Dumará, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MATTOS, Paulo. No mundo da lua: Perguntas e Respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescente e adulta. 11 ed. Milograph, 2012.

PALMA, Sonia. Apreendendo a lidar com o TDAH. 1. ed. São Paulo: All print Editora, 2013.

PHELAN, Thomas W. TDA/TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005.

ROHDE, Luís Augusto P.; MATTOS, Paulo. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtorno de Déficit de Atenção. São Paulo: Editora Machenzie, 2002.

SILVA, Byanca Teles; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. A inclusão na rede regular de ensino fundamental: um olhar para o atendimento educacional especializado. In: Semana de Integração de Pedagogia e Letras. 2016, Inhumas. Anais da V Semana de Integração: Pedagogia e Letras – Interdisciplinaridade na educação: redimensionando práticas pedagógicas. 2016. p. 618 – 624.

VASCONCELOS, M.; MALHEIROS, A.; WERNERJr., J.; BRITO, A.; BARBOSA, J.; SANTOS, I. &LIMA, D. (2005). Contribuição dos fatores de risco psicossociais para o TDAH. Arquivos de Neuropsiquiatria, 63(1), 68-74.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Souza, C. S. M. de, Veras, P. R. M. ., & Santos, L. C. dos . (2022). Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: Intervenções pedagógicas. Conjecturas, 22(6), 983–1001. https://doi.org/10.53660/CONJ-1197-T18