Melhoramento de solo arenoso por estacas de argamassa: um estudo de caso

Autores

  • Ricardo Sérgio Macedo Tabosa Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Isabela Marques da Cunha Bello Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Paulo da Silva Júnior Faculdade de Integração do Sertão (FIS)
  • Caroline Isabele Nepomuceno Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1219-U05

Palavras-chave:

Fundação superficial, Capacidade de carga, Viabilidade econômica

Resumo

Em obras de engenharia, em situações em que o solo apresenta resistência suficiente para resistir aos esforços emprega-se fundações rasas sem muitas dificuldades, porém existem situações em que o solo necessita de melhoramento. Este artigo apresenta uma análise da aplicação da técnica de melhoramento do terreno com estacas de compactação e sua influência no projeto de fundação, de uma obra na Cidade de Tamandaré, em Pernambuco. Foi realizado um comparativo das características do solo antes e depois do seu melhoramento, e uma quantificação da economia obtida no dimensionamento dos elementos de fundação. Os valores do fator melhoramento foram maiores que 1 em praticamente todas as profundidades, sendo os maiores valores entre 1,9 m e 3,35 m, chegando a um aumento de compacidade de 3,71 vezes. Os valores de capacidade de carga do solo aumentaram de 96,4% e 166,7%. Os recalques estimados diminuíram de 7,42 a 12,65 mm, ficando entre 5,77 e 11,20 mm. A economia total com a redução do volume das sapatas foi de 48,29 m3 de concreto armado e de R$ 79.311,21. O melhoramento do solo mostrou-se vantajoso quanto o aumento da capacidade de carga e diminuição dos recalques, e viável economicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Sérgio Macedo Tabosa Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado en Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Estágiou no Programa Caruaru 3D, um projeto de desenvolvimento territorial elaborado para a cidade de Caruaru em plataforma SIG e dados de alta resolução Imagens aéreas e modelo do terreno na escala 1:1000) do Programa Pernambuco Tridimensional. Estagiou na Secretaria de Urbanismo e Obras da Cidade de Caruaru, Pernambuco.

Maria Isabela Marques da Cunha Bello, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000), mestrado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutorado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011). Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - CAA, Caruaru, sendo coordenadora deste curso por 4 anos. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGECAM, na linha de pesquisa Desenvolvimento do Semi-árido, desenvolvendo estudos sobre solos expansivos e interação solo-estrutura. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, e projetos de aterros Sobre Solos Moles.

Raimundo Paulo da Silva Júnior , Faculdade de Integração do Sertão (FIS)

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Campus Agreste). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental na área de concentração em estruturas e materiais pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- UFPE (CAA). Sócio/Diretor Executivo da Habite-se Engenharia e Empreendimentos LTDA. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação solo-estrutura, sistema de parede de concreto e fundações mistas.

Caroline Isabele Nepomuceno, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Camou Agreste

Referências

AMORIM, M. D et al. Study of Shallow Foundation Load Transfer on Improved Ground with Compaction Piles. In: XV CONGRESO PANAMERICANO DE MACÁNICA DE SUELOS E INGENIERÍA GEOTÉCNICA. Proceedings... Buenos Aires, 2015. p. 1694-1701.

GUSMÃO, A.D. Práticas de Fundações no Nordeste. Geotecnia no Nordeste. Recife, PE: Editora Universitária, 2005.

GUSMÃO FILHO, J. A.; GUSMÃO A.D. Contribuição ao estudo do Melhoramento de Terrenos Arenosos. In: 9o CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS EENGENHARIA DE FUNDAÇÕES. Anais... Salvador, 1990. p 395-492.

GUSMÃO FILHO, J. A.; GUSMÃO A.D. Estudo de Casos de Fundações em Terrenos Melhorados. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES. Anais.. Foz do Iguaçu, 1994. p 191-198.

GUSMÃO FILHO, J. A.; GUSMÃO A. D. Compaction Piles for Building Foundation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOTECHNICAL AND GEOLOGICAL ENGINEERING. Proceedings... Melbourne, 2000. CD-ROM.

GUSMÃO, A. D.; OLIVEIRA, P.E.; AMORIM, M. D. Estudo Comparativo de Métodos de Melhoramento de Solos no Recife. In: SEFE7 – SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA. São Paulo, 2012.

SCHMERTMANN, J. H. Static cone to compute static settlement over sand. Journal of the Soil Mechanics and Foundations Division, ASCE, v.96, nSM3, p.1011-1043, 1970.

SINAPI. Sitema Nacional de Pesquisa de Custos e e Índices da Construção Civil, 04/2022, Pernambuco. Caixa Economica Federal.

SOARES, V. B.; SOARES W. C. Estacas de Compactação (Melhoramento de Solos Arenosos com Estacas de Compactação): João Pessoa, Editora Paraibana, 2003.

TABOSA FILHO, R. S. M. Melhoramento de Solo Arenoso por Estacas de Argamassa: um Estudo de Caso. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil – Universidade Federal de Pernambuco. 2022

TEIXEIRA, A. H. Projeto e exevução de fundações. SEFE II. III Seminário de Engenharia de fundações especiais e geotecnia. V.1 São Paulo. 1996. Pp 33-55

TERZAGHI, K..; PECK, R. B. Soil mechanics in engineering practice. 2 ed ed. New York: John Wiley and Sons Co., 1967.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações Vol. 1. Nova Edição. Oficina de Textos, São Paulo, SP, 2004.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações Vol. 2. Nova Edição. Oficina de Textos, São Paulo, SP, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Tabosa Filho, R. S. M. ., Bello, M. I. M. da C., Silva Júnior , R. P. da ., & Nepomuceno, C. I. . (2022). Melhoramento de solo arenoso por estacas de argamassa: um estudo de caso . Conjecturas, 22(8), 449–463. https://doi.org/10.53660/CONJ-1219-U05

Edição

Seção

Artigos