Bases teórico-metodológicas da História da Educação: instituições escolares, memória e totalidade

Autores

  • João Paulo Pereira Coelho UEMS
  • Marcos Pereira Coelho

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1222-U02

Resumo

O  artigo analisa as questões metodológicas que perpassam a história das instituições escolares, no contexto de transformações da escrita da história, particularmente as ocorridas no século XX. O objetivo do estudo é analisar os enfrentamentos, convergências e divergências no campo da produção da ciência da história e da historiografia educacional, a fim de compreender a produção dos conhecimentos históricos das instituições escolares. Parte-se da compreensão teórico-metodológica de que há um deslocamento das pesquisas a respeito do sentido histórico da educação e da escola, que priorizavam a dimensão generalista do processo, para uma abordagem em que se destacam memórias e instituições restritas a especificidades fenomenológicas. Conclui-se que é necessário problematizar o lugar da memória e da totalidade nas pesquisas que tratam da história das instituições escolares, sem se perder de vista a valorização do papel da memória dos sujeitos e das instituições no interior do processo histórico. A construção metodológica da história da educação como um processo específico   não é um mero aditamento da ciência da história e, por outro lado, não prescinde das suas contribuições para a história das instituições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Pereira Coelho, UEMS

Graduado em História (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia (Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica; Teoria de Estado e Educação no Mundo Antigo; História das Ideias Políticas e Educação. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor pesquisador do GEPTSPE/CNPq - Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

Marcos Pereira Coelho

Doutorado em Educação, na linha Filosofia e História da Educação , pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em atividade de Ensino (GEPAE) Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Pedagogia pela FAINSEP - Faculdade Instituto Superior do Paraná. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BLOCH, M. Apologia da História ou O Oficio de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BURKE, P. A Escola dos Annales. 1929 – 1989. A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP. 1999.

CARDOSO, C. F. S. Uma introdução à História.2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CARDOSO, C.F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da História. 4.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983

CASTANHO, S. Reação ao declínio da consciência histórica: comentários sobre o texto Diacrônico/sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia. In: LOMBRADI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de Histedbr. São Paulo: Autores Associados, 2009.

CASTELLS, M. O poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2008

DOSSE, F. A História em migalhas. Dos Annales à Nova História. 3.ed. Campinas: editora da Unicamp.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo Companhia das Letras, 2010.

______. Sobre história. São Paulo Companhia das Letras, 2004.

LOWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen – Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 1998.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

MENEZES, M. C.; SILVA, E. C. L.; TEIXEIRA JUNIOR, O. O arquivo escolar: lugar da memória, lugar da história. Horizontes, v. 23, n. 1, p. 67-76, 2005.

MOSSÉ, C. A Grécia arcaica de Homero a Ésquilo. Lisboa: Edições 70, 1994

NAGEL, L. H. Dançando com os textos gregos. Maringá: Eduem, 2006.

NETTO, J. P. Relendo a teoria marxista da história. In: SAVIANI, D; LOMBARDI, J.C. E SANFELICE, J. L. (org.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 3 ed. São Paulo: Autores associados, 2006.

NEVES, F. Considerações Historiográficas luso-brasileiras sobre a constituição da história da educação. Lisboa: Congresso Luso Brasileiro de Educação, 2010

Nora, P. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NOSELLA, P.; BUFFA, E. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas: Alínea, 2009.

PORTELLI, A.. Memória e diálogo: desafios da história oral para a ideologia do século XXI. In: FERREIRA, M. M.; FERNANDES, T. M.; ALBERTI, V. História Oral desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC – Fundação Getúlio Vargas, 2000.

RANKE, L. Geschichten der romanischen und germanischen Völker von. Leipzig: Duncker und Humblot, 1934.

REIS, J. C. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

SAMUEL, R.. História local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 219-243, set. 89/fev., 1990

SANFELICE, J.L. História de instituições escolares e micro história. REVISTA HISTEDBR On-line. Campinas, n. 39, p. 32 -41, set. 2010.

SAVIANI, D. O debate teórico e metodológico no campo da historia e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D; LOMBARDI, J.C. E SANFELICE, J. L. (org.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 3 ed. São Paulo: Autores associados, 2006.

TAMBARA, E. Problemas Teórico-Metodológicos da História da Educação. In: SAVIANI, D; LOMBARDI, J.C. E SANFELICE, J. L. (org.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. 3 ed. São Paulo: Autores associados, 2006.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

Coelho, J. P. P. ., & Coelho, M. P. . (2022). Bases teórico-metodológicas da História da Educação: instituições escolares, memória e totalidade . Conjecturas, 22(8), 336–354. https://doi.org/10.53660/CONJ-1222-U02

Edição

Seção

Artigos