Formação docente e o Estágio Curricular Supervisionado: desafios e possibilidades em tempos de pandemia

Autores

  • Vinicius Christian Pinho Correia Universidade do Estado da Bahia
  • Ermita do Amaral Rocha Universidade do Estado da Bahia
  • Leonardo Araújo Suzart Universidade do Estado da Bahia
  • Fernanda Pereira Magalhães Universidade do Estado da Bahia
  • Daniela Carvalho de Leal Universidade do Estado da Bahia
  • Lucas Gabriel Gonçalves Universidade do Estado da Bahia
  • Nielson Barbosa dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-125-213

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Educação Matemática, Metodologia Ativa, Metodologia Alternativa, Educação Básica

Resumo

Este artigo, resultado de uma experiência de estágio ocorrida em uma escola privada de um município do norte do Estado da Bahia, durante a pandemia, tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, visando ampliar o olhar acerca do desenvolvimento da identidade docente e profissional, além disso, percebendo, práticas potencialmente lúdicas e metodologias ativas e alternativas que contribuem para os movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, portanto, propõe-se a vivência de uma Gincana Matemática para turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Esta gincana teve como eixo metodológico a metodologia ativa, por meio da Gamificação. A gincana nos permitiu aproximação da realidade, trazendo-nos a articulação da teoria e prática, nos permitindo experiências e como consequência o desenvolvimento de nossas identidades docentes. Junto a isso, a aplicação da Gamificação nos mostrou ser uma possibilidade para o ensino com ferramentas pedagógicas potencialmente lúdicas. Desta maneira, as vivências a partir do Estágio permitiram refletir sobre as práticas pedagógicas e da docência, percebendo a relevância para a formação de educadores matemáticos mais qualificados e para a aprendizagem matemática dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão; e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM).

Referências

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. 2014.

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Secretaria da Educação. Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais da Bahia. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Salvador: Secretaria da Educação, 2019.

BAHIA. Resolução 2016/2019. Regulamento Geral de Estágio da Universidade do Estado da Bahia. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2019.

BARBOSA, M. C. S; ALVES, V. S. Metodologias Alternativas no Ensino de Matemática: um estudo nas escolas de Tempo Integral. Anais do Colóquio Internacional" Educação e Contemporaneidade", v. 13, n. 20, p. e13192039-e13192039, 2019. Disponível em: http://anais.educonse.com.br/2019/metodologias_alternativas_no_ensino_de_matematica_um_estudo_nas_e.pdf. Acesso em: 25 abr 2021.

COELHO, N; ORZECHOWSKI, S. T. A função social da escola pública e suas interfaces. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO–EDUCARE. 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2011/pdf/6443_3792.pdf. Acesso em: 18 jun 2021.

CORREIA, V. C. P; SILVA, A. J. N. O Estágio e a Formação do Professor de Matemática. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, v. 5, p. 1-8, 2020.

D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje. Temas e Debates. SBEM. Ano II. n, v. 2, p. 15-19, 1989.

FREITAS, B. M; DA SILVA COSTA, E. A; LIMA, M. S. L. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, p. 36-42, 2018.

GIOVANNI, J. R. Aprendendo matemática. São Paulo: FTD, 1999.

IEZZI, G; DOLCE, O; DEGENSZAJN, D; PÉRIGO, R; ALMEIDA, N. MATEMÁTICA: Ciência e Aplicações. 2ª serie: ensino médio, matemática. 2 ed. São Paulo: Atual, 2004.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014.

NAME, M. A. Vencendo com a Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2005.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo-Moran.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da matemática, Educação Matemática Lúdica. In: Silva, A. J. N; Teixeira, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo - 1º ed. - Curitiba, Appris, 2016.

PAVIANI, N. M. S. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16. Acesso em: 18 jun. 2021.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, S. G; O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SARAIVA, K; TRAVERSINI, C. S; LOCKMANN, K. A educação emtempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020.

SILVA, A. J. N. SOUZA, I. S; SOUZA, S. S; ALMEIDA; J. S. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. SILVA, A. J. N; SOUSA, I. S. A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado, Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SILVA, A. J. N. Querido diário... o que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina (rá) matemática nos anos iniciais. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2018.

SILVA, A. J. N. da; SOUZA, I. S. de; CRUZ, I. S. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. e202018-e202018, 2020.

SILVA, A. J. N. da. Professores De Matemática Em Início De Carreira E Os Desafios (Im)Postos Pelo Contexto Pandêmico: Um Estudo De Caso Com Professores Do Semiárido Baiano: doi.org/10.29327/217514.7.1-5. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021a. Disponível em: http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/430. Acesso em: 21 abr. 2021.

SILVA, A. J. N. da. “Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e20034, 2020.

SOUZA, E. M. DE F., FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-19. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290. Acesso em: 20 jun. 2021.

SUZART, L. A; SILVA, A. J. N. O Estágio Supervisionado e o constituir-se professor de Matemática: “ser ou não ser professor”? EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 6, p. 131-141, 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Correia, V. C. P. ., Rocha, E. do A. ., Suzart, L. A., Magalhães, F. P., Leal, D. C. de ., Gonçalves, L. G. ., Santos, N. B. dos ., & Silva, A. J. N. da. (2021). Formação docente e o Estágio Curricular Supervisionado: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Conjecturas, 21(3), 280–304. https://doi.org/10.53660/CONJ-125-213

Edição

Seção

Artigos