Tecnologias e Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na formação docente

Autores

  • Leila Fernanda Mendes Everton Rego Universidade Federal do Maranhão
  • Daniele de Jesus Moreira Costa Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-4115-1732
  • Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes Universidade Federal do Maranhão
  • Paula Ticiane Silva da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1265-V16

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e perspectivas nos processos formativos de docentes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas a partir da utilização de recursos tecnológicos educacionais.  Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo em uma Unidade de Educação Básica na rede pública municipal de ensino em Paço do Lumiar-MA, cujos procedimentos de coleta de dados foram: observação participante e questionário (perguntas abertas e fechadas), direcionadas à duas docentes da Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Gestora Escolar. Para ampliar a análise reflexiva acerca dos resultados obtidos, buscamos literatura especializada em autores como: MORAN (2007), KENSKI (2007), LIBÂNEO (2004), SASSAKI (1997), entre outros. Os resultados apontaram que as docentes estão cientes das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, mas as definem como desafios recorrentes e não se sentem preparadas o suficiente para adequá-las ao contexto, por falta de conhecimento oriundo da ausência de formações continuadas, bem como de autoformação.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação; Formação docente; Práticas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Fernanda Mendes Everton Rego, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2013), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016), Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos Docentes - GEPPFORD/PPGEEB/UFMA e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GRUPELPAI/PPGEEB/UFMA . Especialista em Educação Básica (Coordenadora Pedagógica) na rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar - MA.

Daniele de Jesus Moreira Costa, Universidade Federal do Maranhão

Professora da Educação Básica dos anos inciais do Ensino Fundamental;  Experiência na aréa de alfabetização; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/ Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Gênero e Diversidade na escola; Especialista em Educação Integral -UFMA; Graduada em Pedagogia/ Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

Membro do Grupo de pesquisa em Ensino da Língua Portuguesa  nos anos inicias do Ensino Fundamental. 

Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes , Universidade Federal do Maranhão

Doutorado (2011) e Mestrado em Educação (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília-SP e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão. Vice Coordenadora e Professora Permanente do PPGEEB - Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica/Mestrado Profissional/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GruPELPAI. Tem experiência na área de Educação, com docência, direção e coordenação pedagógica na educação básica, além de docência, coordenação de curso e de programa de formação de professores para a educação básica no ensino superior, atuando nas Licenciaturas e no curso de Pedagogia, nas seguintes áreas: formação de professor, currículo, alfabetização, metodologia do ensino da matemática, de ciências e de língua portuguesa, pesquisa educacional, estágios e educação de jovens e adultos. Pesquisas na área de formação de professores alfabetizadores e ensino de língua materna.

Paula Ticiane Silva da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão da Educação Básica-PPGEB. Pós-graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade Horizonte ( 2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (2011) . Atualmente sou pesquisadora do Grupo de Estudos,Ensino da Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GruPELPAI). Educadora do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Paço do Lumiar e São Luís do Maranhão.

Referências

BLANCO, R. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J.A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: tanstornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed editora, 2004.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 9ª ed. São Paulo, Atlas.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JORDÃO, Teresa Cristina. Formação de educadores. A formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Salto para o futuro. Tecnologias digitais na educação. Ano XIX, boletim 19. Nov-dez. 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, Alternativa, 2004.

MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.

MORAN, José Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD uma leitura crítica dos meios. 1999. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>. Acesso em: 23 de junho de 2019.

PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 2. ed. Rio de Janeiro: LUVA, 1997.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Rego, L. F. M. E. ., Costa, D. de J. M., Fernandes , V. M. D. C. ., & Silva, P. T. S. da . (2022). Tecnologias e Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na formação docente. Conjecturas, 22(8), 779–792. https://doi.org/10.53660/CONJ-1265-V16

Edição

Seção

Artigos