Utilização de técnicas de gerenciamento de projetos em uma empresa no ramo de entretenimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1276-Y22

Palavras-chave:

Escopo, EAP, Entretenimento, Lições aprendidas, Projetos

Resumo

O mercado de entretenimento brasileiro, em especial de TV aberta, vem enfrentando novos entrantes que contribuíram para o aumento da competitividade do setor. A redução dos custos operacionais nesse contexto além de ser um fator de diferenciação passa também a ser considerado um fator de sobrevivência. Assim, o presente artigo discorre a utilização de técnicas de gerenciamento de projetos na elaboração do escopo de um projeto cujo objetivo é aumentar as parcerias comerciais no departamento do figurino implicando na redução de custos operacionais de uma multinacional no ramo do entretenimento. Essas parcerias se deram pelo website da empresa que até então não era explorado apesar de atingir a marca diária de trinta mil acessos. Os resultados obtidos com as novas parcerias ultrapassaram um milhão de reais de custo evitado e só foram possíveis com a coleta assertiva dos requisitos, criação da Estrutura Analítica do Projeto, elaboração de premissas e restrições que foram construídas e validadas por todas as partes interessadas além da consolidação das lições aprendidas do escopo.

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Biografia do Autor

Mateus Carvalho Amaral, UFF

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Departamento de Engenharia (REG), do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de Rio das Ostras-RJ. Pesquisador do Laboratório de Engenharia de Materiais, Manutenção e Meio ambiente (L3MA). Doutor em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UENF. Experiência na área de tecnologia, manutenção, inspeção e reparo de dutos rígidos e flexíveis submarinos.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Santos, E. S. C. dos ., Junior, N. J. P., Amaral, M. C., & Meza, E. B. M. . (2022). Utilização de técnicas de gerenciamento de projetos em uma empresa no ramo de entretenimento. Conjecturas, 22(8), 1284–1298. https://doi.org/10.53660/CONJ-1276-Y22

Edição

Seção

Artigos