Práticas pedagógicas de professores aposentados da Escola São João Batista - Ilha Campompema

Autores

  • Lina Gláucia Dantas Elias Universidade Federal do Pará
  • Gilmar Pereira Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1298-X21

Palavras-chave:

Formação docente, Prática Pedagógica, Comunidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de professores(as) aposentados(as) que atuaram na Escola São João Batista, buscando compreender suas trajetórias, identificando as contribuições para o exercício de suas práticas docentes na educação do campo, no sentido de ampliar as oportunidades de inserção social e contribuir com o desenvolvimento social das populações do campo; trará uma reflexão dos avanços e impasses que estão atrelados ao desafio da prática docente de professores ribeirinhos. A pesquisa envolveu professores e professoras aposentadas, que atuaram nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), entre os anos de 1977 a 2015, na Comunidade São João Batista, ilha Campompema, onde se iniciou as primeiras classes multisseriadas, com turmas funcionando em casas de famílias de forma precária. Baseia-se na abordagem qualitativa com um ensaio a partir de narrativas e a memória individual das(os) professoras(es), utilizando-se de entrevistas abertas, gravadas e transcritas. Os aportes teóricos que alicerçam a pesquisa são: Freire (1996; 2015); Nóvoa (1997); Arroyo, Caldart e Molina (2011), entre outros. O estudo revelou que o povo ribeirinho tem suas marcas de luta, que se evidenciam nos combates e resistências pelo bem comum, entre elas, a que oportunizou a implantação da educação na comunidade de Campompema, são homens e mulheres que exigem direitos e buscam caminhos para a concretização de suas lutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. W. B. de (coord.). Nova Cartografia Social da Amazônia: Ribeirinhos e Ribeirinhas de Abaetetuba e sua diversidade Cultural. Manaus, Amazonas: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UEA Edições, 2009.

ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ARROYO, M. G. (org.). Da escola carente à escola do possível. São Paulo: Loyola, 1991.

Cartilha Memória e Revitalização Identitária: ribeirinhos e ribeirinhas das Ilhas de Abaetetuba. (MORIVA) Ananindeua: CPT Região Guajarina.

CUSTÓDIO, R. C. Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA. Projeto Político Pedagógico da Escola São João Batista. Secretaria Municipal de educação de Abaetetuba, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro: Série Fundamentos. 8. ed. Ática. 2004.

HAGE, S. M. (org.). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das Escolas Multisseriadas no Pará. Editora Gutemberg LTDA, Pará, 2005.

NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

QUEIROZ, M. I. P. de. Experimento com história de vida (Brasil – Itália). São Paulo: Revistas dos Tribunais Ltda., 1988.

ROSSATO, G. Fundamentos da Educação do Campo: história, legislação e identidades camponesas e pedagogia. São Paulo. Edições Loyola, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Elias, L. G. D., & Silva, G. P. . (2022). Práticas pedagógicas de professores aposentados da Escola São João Batista - Ilha Campompema. Conjecturas, 22(6), 1116–1137. https://doi.org/10.53660/CONJ-1298-X21