Os espaços das creches e suas utilizações: uma análise na UEB Olinda Desterro

Autores

  • Aline Serra de Jesus Universidade Federal do Maranhão
  • Tyciana Vasconcelos Batalha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Waléria Lindoso Dantas Assis Universidade Federal do Maranhão
  • José Carlos de Melo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1306-X05

Palavras-chave:

Early Childhood Education; Space Organization; Child development

Resumo

A presente pesquisa informa a respeito de uma discussão sobre o espaço e sua organização para proporcionar as experiências necessárias às crianças de 03 a 05 anos de idade. A mesma teve como objetivo analisar a organização e o planejamento dos espaços, para o desenvolvimento das experiências e interações das crianças na Educação Infantil. Estudos atuais sobre a Educação Infantil, de teóricos como Horn (2004), Carvalho (2012), Oliveira (2013) Nogueira (2015), dentre outros, confirmam que o espaço físico é muito importante para o aprendizado e evolução das crianças, pois através dele, os alunos conseguem visualizar o mundo em que vivem e descobrir experiências novas a cada dia. A pesquisa qualitativa (in lócus) realizada em uma escola pública do município de São luís, buscou a geração de dados, que se deu pela observação participante e pela aplicação de um questionário aberto com 04 educadoras que atuam nesta etapa de ensino. Os resultados obtidos apontam que a organização dos espaços investigados e a instituição de educação infantil dispõem de condições para o favorecimento da criatividade. Além disso, propiciam experiências e interações entre as crianças, o que não foi presenciado na pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Serra de Jesus, Universidade Federal do Maranhão

Aline Serra de Jesus, Natural de São Luís - MA, graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. 

Tyciana Vasconcelos Batalha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Tyciana Vasconcelos Batalha, Natural de Bacabal/ MA. Mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA, com a linha de Pesquisa em Educação Infantil. Especialista em Ludopedagogia e a Educação Infantil pela Faculdade INTERVALE (2020); Docência do Ensino Superior pela Faculdade INTERVALE (2020) e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Futura (2018). Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2018). Docente do Complexo Educacional Launé no Municipio de São Luís/ MA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência - GEPEID. 

Waléria Lindoso Dantas Assis , Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA (2021). Especialista em Tecnologia Digitais e Inovação na Educação (2020) e Educação Infantil (2018) pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL. Especialista em Educação pela Faculdade Einstein-FACEI (2015). Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá-FIJ (2012). Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL (2017), Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2008) e bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão-UNICEUMA (2007). É professora efetiva de Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís. Tem experiência na área de Educação Infantil e Filosofia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência-GEPEID/UFMA, sob a Coordenação do Prof. Dr. José Carlos de Melo, atuando na Linha de Pesquisa Sociologia da Infância, Linguagens e Tecnologias e membro do Grupo LAHIS - Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Cultura e Poder, sob a Coordenação do Prof. Dr. Thiago Coelho Silveira, atuando em pesquisas que investigam as práticas educativas e recursos tecnológicos para formação de leitores na educação profissional e tecnológica.

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão

Pós doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Doutor em Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Université Du Quebec à Montréal - UQAM - Canadá, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, É Docente Associado II do departamento de Educação II na UFMA, Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente. Foi coordenador de área do PIBID-UFMA/CAPES Pedagogia (05-2010 à 01-2014) e Membro do Núcleo de Educação e Infância da UFMA - NEIUFMA/Tutor do PET Conexões dos Saberes Pesquisas em espaços Sócios pedagógicos (02/2014 a 10/2017) Coordenador Adjunto do CEDEI e Coordenador do Curso de Extensão Docência em Educação Infantil (2013 a 2017). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância & Docência - GEPEID. Consultor Ah Doc de vários periódicos Nacionais. Membro do corpo editorial da Editora Cientifica Digital. 

Referências

BASSEDAS, Eulàlia. HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto alegre: Artes Medicas Sul, 1999.

BEUAD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Stéphane Beaud, Florence Weber; tradução de Sérgio Joaquim de Almeida; revisão da tradução de Henrique Caetano Nardi. 2. ed. – Petrópolis, Rj: Vozes, p. 22 a 87, 2014.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. v. 3.

CARVALHO, Ana Maria Almeida et al. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez, 2012.

GRAUE, Elizabeth; WALSH, Daniel. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

Kowaltowski, Doris. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Serra de Jesus, A., Vasconcelos Batalha, T., Lindoso Dantas Assis , W., & Carlos de Melo, J. . . (2022). Os espaços das creches e suas utilizações: uma análise na UEB Olinda Desterro. Conjecturas, 22(8), 887–901. https://doi.org/10.53660/CONJ-1306-X05

Edição

Seção

Artigos