Processing of gong oil (Pachymerus Nucleorum) to obtain biodiesel by methyl route

Autores

  • José Sebastião Cidreira Vieira
  • Wilame Silva Castro Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
  • Hugo da Costa Reis Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
  • Makson Rangel de Melo Rodrigues Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
  • Taciano Pessoa Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
  • Milton de Sousa Falcão Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
  • Davina Camelo Chaves Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara
  • Efraim Costa Perreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-133-221

Palavras-chave:

Pachymerus nucleorum;, Biodiesel;, Sustentabilidade

Resumo

Dentre as espécies com potencial para a obtenção de biodiesel no Brasil, destacam-se o gongo (Pachymerus nucleorum), um besouro, que vive dentro de frutos de buriti (Mauritia flexuosa), tucum (Bactris setosa) e babaçu (Attalea speciosa) até a fase adulta. Este trabalho teve por objetivo extrair o óleo do gongo e adequá-lo para produção de biodiesel por transesterificação tradicional. A caracterização físico-química do óleo in natura revelou elevado teor de ácidos graxos livres (1,63 e 1,74% AGL). O óleo de foi submetido ao processo de esterificação por catálise ácida e os resultados indicaram uma redução significativa de AGL (0,85% e 0,55%).  Os espectros de FTIR do óleo esterificado e do biodiesel revelaram a presença de ésteres metílicos e baixo teor de umidade. O Brasil é um grande produtor mundial de óleos vegetais. Esta condição o coloca na vanguarda do uso de combustíveis renováveis do planeta, e pode se constituir em uma excelente oportunidade de desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sebastião Cidreira Vieira

Possui graduação em Química Industrial (1994), Licenciatura em Química (2002) e Especialização em Gestão de Saúde e Meio Ambiente (2003) pela Universidade Federal do Maranhão; mestrado sanduíche em Engenharia de Materiais (2008) pelo Instituto Federal do Maranhão/ Universidade Federal de São Carlos-SP e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou no Instituto Federal do Maranhão (IFMA-Campus Zé Doca) em 25/09/2009. Tem experiência em controle de qualidade de minérios de ferro e manganês, na área de engenharia de processos químicos e bioquímicos e materiais, com ênfase em produção de biocombustíveis, síntese de catalisadores heterogêneos mesoestruturados, propriedades mecânicas de concretos refratários atuando na obtenção de biodiesel por catálise homogênea e heterogênea ácida, básica e bifuncional, síntese e caracterização de catalisadores à base de sílicas mesoporosas, produção de briquetes, adequação de óleos vegetais para produção de biodiesel, degomagem ácida óleos vegetais e clarificação e desodorização de óleos vegetais e gorduras animais para produção de sabão.

Wilame Silva Castro, Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Técnico em Biocombustíveis pelo Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Hugo da Costa Reis, Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Graduando em Licenciatura em Química pelo IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Experiência em projetos de Iniciação Cientifica. Experiência em projetos de extensão; Conhecimento básico em língua inglesa; Conhecimento básico em libras. Membro do Grupo de Pesquisa em Análises Químicas Sustentáveis (GPAQS) e paralelamente do Grupo de Pesquisa em Gestão, Empreendedorismo, Consumo e Inovação (GPGECI). Atualmente desenvolvendo pesquisas na área de síntese e caracterização de catalisadores heterogêneos à base de sílicas mesoporosas visando a produção de biodiesel por metanólise do óleo de pequi. Atuou também como pesquisador em um projeto de pesquisa que visava produzir sabonetes artesanais naturais a partir do extrato glicólico de plantas medicinais e pesquisas na área de Inovação em MPEs.

Makson Rangel de Melo Rodrigues, Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Análises Químicas Sustentáveis (GPAQS) com orientação do professor Dr. José Sebastião Cidreira Vieira. Técnico de laboratório/química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Possui graduação em Licenciatura em Química - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca (2015). Atualmente mestrando em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Experiência na área de Educação, produção de briquetes, adequação de óleos vegetais para produção de biodiesel, degomagem ácida de óleos vegetais, clarificação e desodorização de óleos vegetais e gorduras animais para produção de sabão.

Taciano Pessoa, Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Braz Cubas (2020), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão - Campus Zé Doca. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroindústria, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colheita de frutas e hortaliças, processamento de vegetais, secagem de produtos agrícolas, textura de alimentos, análises físico-química de alimentos.

Milton de Sousa Falcão, Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca

Possui graduação em Licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2005); Mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2016) e cursa Doutorado em Química pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor EBTT Química - Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química Inorgânica com ênfase na aplicação de óxidos magnéticos core-shell em catalise heterogênea e produção de biodiesel.

Davina Camelo Chaves, Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara

Possui graduação em ciências lic. pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, pesquisa e desenvolvimento do Instituto Federal do Maranhão e professora do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de química, modelos moleculares, compostagem e meio ambiente. Chefe do Departamento de Ensino Superior de Tecnologia de 2008 a 2009. Chefe do Departamento de Ensino Superior de Tecnologia, respondendo cumulativamente a Diretora Geral de 18 a 19/11/2010. Chefe do Departamento de Ensino Superior de Tecnologia, respondendo cumulativamente a Diretora Geral de 01 a 02/03/2011. Diretora de Desenvolvimentos de Ensino do Campus Zé Doca de 02/02/2011 a 12/09/2012. Diretora de Desenvolvimentos de Ensino, respondendo cumulativamente a Diretora Geral de 02 a 03/06/2011. Diretora de Desenvolvimentos de Ensino, respondendo cumulativamente a Diretora Geral de 06 a 10/06/2011. Diretora de Desenvolvimentos de Ensino, respondendo cumulativamente a Diretora Geral de 24 a 26/08/2011. Diretora Geral do IFMA Campus Zé Doca: 13 de setembro de 2012 a novembro 2020. Membro Suplente do Conselho Superior, representante dos Diretores Gerais do IFMA de 18 de junho de 2013 até o dia 25/04/2015. Membro Titular do Conselho Superior, representante dos Diretores Gerais do IFMA de 26/04/2015 até 2020. Membro da Comissão Disciplinadora e Coordenadora do CONSUP do Processo Eleitoral para Diretor Geral do Campus Coelho Neto. Membro do Grupo de Trabalho dos Cursos (FCC) do IFMA, conforme Portaria Nº 4.030, de 09 de Julho de 2018. Membro da comissão Organizadora do Fórum dos Delegados eleitos de 2016-2020 dos Segmentos Docente e Técnico Administrativo do CONSUP. - PORTARIA CONSUP Nº002, DE 20 DE ABRIL DE 2018 Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Zé Doca. PORTARIA Nº 103, DE 10 DE MAIO DE 2017. Membro da Comissão de Elaboração do Projeto de Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Campus Zé Doca. PORTARIA Nº 169, DE 08 DE AGOSTO DE 2017. Membro do Comitê Local de Gestão de Crise do IFMA Campus Zé - COVID-19. Membro da Comissão Disciplinadora pra eleição de Diretor Geral e Reitor do IFMA, no CONSUP. PORTARIA Nº 008, DE 03 JUNHO DE 2020.

Efraim Costa Perreira, Universidade Federal do Maranhão

Atualmente é Técnico em química da Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Cidreira Vieira, J. S., Silva Castro, W., da Costa Reis, H., de Melo Rodrigues, M. R., Pessoa, T., de Sousa Falcão, M., Camelo Chaves, D., & Costa Perreira, E. (2021). Processing of gong oil (Pachymerus Nucleorum) to obtain biodiesel by methyl route . Conjecturas, 21(3), 362–386. https://doi.org/10.53660/CONJ-133-221

Edição

Seção

Artigos