Life narratives: racial issues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1361-W53

Palavras-chave:

Literatura comparada, narrativas de vida, racismo no Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo será fazer uma análise comparativa de duas obras literárias. Uma é o percurso de Carolina Maria de Jesus há 60 anos com seu Quarto de Despejo (2020) e outra é a repercussão em 2020 da obra de José Falero, Os supridores. Dentro dessa análise comparativa, a pergunta que fazemos é a mesma que nos faz pensar nas, embora muitas, reflexões sobre o racismo no Brasil e o como isso tudo aparece – ou desaparece - nas obras de autores e autoras negros. Essa é a hipótese que se descortina: passados tantos anos a situação literária, a literatura com personagens negros e autores e autoras negros, não parece tomar um rumo diverso. As narrativas dos dois autores apontando horizontes sociais dos lugares em que vivem não teria mudado. A análise comparativa e social dará esses elementos na fala autobiográfica de Carolina, uma narrativa de vida, e na fala de Falero, em ficção literária de jovens trabalhadores de um supermercado. E, nesse sentido, ouvir também as recentes falas de escritores contemporâneos como Paulo Scott, Jeferson Tenório e Itamar Vieira Júnior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Gimenes, Pontifícia Universidade Católica SP e Universidade Paulista

Pós doutora em Comunicação e Semiótica pela Puc SP- COS Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Puc SP TIDD Docente do curso Semiótica Psicanalítica da Puc SP Coordenadora geral do curso de Letras da UNIP Coordenadora do Projeto Cultura em Foco do Instituto Legus Autora de várias obras nas áreas de cinema, literatura e psicanálise.

Jorgina Santos, Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Fatec

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Especialista em Psicologia Transpessoal pela Escola Internacional de Negócios, FCG, Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/SP, Licenciada em Ciências Sociais. Atualmente professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC.

Referências

ALMEIDA, Sílvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen Livros. 2019. (Coleção Feminismos Plurais).

BRANDINO, Luiza. A representação do negro na literatura brasileira. Brasil Escola. Available at: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-representacao-negro-na-literatura-brasileira.htm. Accessed on: Jul 2, 2021.

DANTAS, Audálio. A atualidade do mundo de Carolina. Prefácio. In: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2020, p. 6-8.

EVARISTO, Conceição. Entrevista. Roda Viva (Sep 6, 2021). Available at: https://www.youtube.com/watch?v=Wnu2mUpHwAw. Accessed on: Sep 7, 2021.

FALERO, José. Os supridores. São Paulo: Todavia, 2020.

GONZÁLEZ, Lélia. Para compreender a Améfrica e o pretuguês. Available at: https://outraspalavras.net/eurocentrismoemxeque/para-compreender-a-amefrica-e-o-pretugues/. Accessed on: Oct 10, 2021.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2020.

LACAN, Jacques. O avesso da Psicanálise. Seminário Livro 17. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

NOGUEIRA, Paulo. José Falero conquista crítica e público com ‘Os supridores’. Estado de Minas Pensar. Feb 26, 2021. Available at: https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2021/02/26/interna_pensar,1241051/jose-falero-conquista-critica-e-publico-com-os-supridores.shtml. Accessed on: Jul 3, 2021.

OLIVEIRA, Acauam. Discussão sobre Carolina de Jesus expõe racismo. Folha de São Paulo. Caderno Ilustrada, Ago 24, 2021, C4.

REVISTA QUATRO CINCO UM. no .48, Ago, 2021, p. 22-23.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo. Jandaíra, 2020.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Racismo no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2010.

TENÓRIO, Jeferson. Orelha à obra Os Supridores. In: FALERO, José. Os supridores. São Paulo: Todavia, 2020.

VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Gimenes, R., & Santos, J. (2022). Life narratives: racial issues. Conjecturas, 22(11), 210–223. https://doi.org/10.53660/CONJ-1361-W53