Conscientização econômico-ambiental na substituição do coque utilizado em alto-forno

Autores

  • Cristiano Jorge Faria de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1375-W83

Resumo

O presente artigo tem como preceito realizar uma avaliação econômico-ambiental da substituição do coque utilizado em alto-forno em uma indústria siderúrgica localizada no Vale do Aço, em Minas Gerais. A metodologia adotada foi um estudo de caso para a comparação da viabilidade econômico-ambiental entre o gás natural e o carvão vegetal em relação ao coque utilizado no alto forno 2 da usina siderúrgica da região de Timóteo levando-se em consideração as quantidades consumidas destes para produção de 1 tonelada de ferro gusa. Concluiu-se que mesmo sendo o coque um combustível que gera mais energia e retorno financeiro, implica também em degradação intensa no meio ambiente. Enfim, o gás natural e o carvão vegetal, mesmo não possuindo a qualidade energética do coque, prejudicam menos o meio ambiente, pois os gases que soltam não são tão poluentes e conseguem atingir ou se aproximar dos limites de tolerância impostos pelos órgãos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUILHERME, V.S; CASTRO, J.A. Utilização de gás de coqueria na sinterização de minério de ferro. Rem: Rev. Esc. Minas, Ouro Preto, v. 65, n. 3, p. 357-362, Sep. 2012.

NAVARRO, A. F; PALLADINO, L.A. Degradación de Efluentes Líquidos Mediante Lechos Fluidizados. Inf. tecnol., La Serena, v. 20, n. 5, 2009.

COSTA, M. M. Princípios de ecologia industrial aplicados à sustentabilidade ambiental e aos sistemas de produção de aço. Tese de Doutorado, PPE/COPPE- UFRJ, Rio de Janeiro, 2002.

CARNEIRO, L. F. S. Avaliação do comportamento da mistura de casca de arroz e carvão mineral na granulometria de 100 a 200mesh para sua injeção em altos-fornos. . 56f. Monografia (Curso de Engenharia Metalúrgica) - Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. 2012

MOTA, A.C.F.V. Siderúrgicos no Brasil: a contribuição da avaliação ambiental estratégica no caso de Corumbá. Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Planejamento Energético, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-14

Como Citar

Souza, C. J. F. de. (2022). Conscientização econômico-ambiental na substituição do coque utilizado em alto-forno. Conjecturas, 22(8), 1451–1458. https://doi.org/10.53660/CONJ-1375-W83

Edição

Seção

Artigos