Leitura e produção escrita: construindo o aprendizado na perspectiva do letramento

Autores

  • Maria Izabel Pontes Rodrigues Lobato Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba-PA
  • Sarayane Rodrigues Pereira Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM, Abaetetuba, Pará – Brasil.
  • Adriana Dolores da Silva Gomes Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, Pará – Brasil.
  • Josiane de Carvalho Souza Secretaria Municipal de Educação, Moju, Pará – Brasil
  • Antonio Sebastião Rodrigues da Silva Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM, Abaetetuba, Pará – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1401-Z04

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Letramento

Resumo

Este artigo discute acerca das práticas de leitura e de produção de texto escrito diante da Nova Crítica ao ensino de Língua Portuguesa, buscando levar os profissionais de língua portuguesa a refletir acerca da necessidade de transformar essas práticas de ensino em experiências capazes de proporcionar ao aluno o status de leitor/escritor com habilidades de intervir na sociedade de modo argumentativo e crítico. Com o uso de questionários lançados aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Cametá, verifica-se o nível de contato dos alunos com a leitura. E por meio das produções textuais dos mesmos pretende-se diagnosticar seus desempenhos e contribuir significativamente para com o processo de aquisição do domínio da linguagem escrita. Para isso adota-se a perspectiva sócio interacionista na concepção de Letramento e admite-se o texto como uma forma de expressão do cognitivo, como estímulos a inovação das concepções e práticas educacionais a fim de inserir do sujeito/aluno em práticas sociais efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetro curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CAVALEIRO, Patricia Cristina Formaggi. A aprendizagem da leitura e escrita no ensino fundamental: análise do desempenho dos alunos. Seminário de pesquisa do PEE, 8-9 de Junho de 2009.

CUNHA, Úrsula Nascimento de Sousa. Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais. ARTIGO DE MESTRADO. Bahia, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994

GONÇALVES, Rosiner Aparecida Guimarães. Leitura e escrita: experiências transformadoras. Revista ECOS. Edição nº 005, p. 81 a 8. Julho de 2007.

GRANDO, Katlen Böhm. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização. In: IX ANPED SUL, seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012.

GUIMARÂES, Eduardo. A língua Portuguesa no Brasil. In: Línguas do Brasil. Ciência e Cultura. Revista da SBPC. Ano 57, nº 2. Abril-Junho, 2005. p. 24-28.

LERNER, Delia; trad. Ernani Rosa. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o imaginário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LIMA, Daniel Fernandes e FERREIRA, Lúcia Gracia. Leitura e escrita na escola: desafios e possibilidades na formação de leitores e escritores. Periódico de Divulgação Científica da FALS. Ano IV - Nº VII- Janeiro e Abril de 2010 - ISSN 1982-646X

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:______. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.

MAIA, Joseana. Literatura na formação de leitores professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

MARCUSHI, Beth. Escrevendo na escola para vida. In: RANGEL, Egon de Oliveira e ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 65-84.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Letramento e competência comunicativa: a aprendizagem da escrita. Projeto Temático Letramento do Professor. In: VIDEOCONFERÊNCIA PREPARATÓRIA PARA O 3º TELE CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SESI Minas, 2003.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Mercado de letras, 1994.

MEIRELLES, Maria de Lourdes. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1994.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento múltiplos: como alfabetizar letrando. In: RANGEL, Egon de Oliveira e ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-36.

SANTOS, Antonio Fernando de Araújo dos e WINKELER, Maria Sílvia Bacila. A crise da leitura na formação docente: Uma análise das práticas leitoras dos futuros professores. In: IX ANPED SUL, seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SUASSUNA, Lívia. Ensino da língua portuguesa; Uma abordagem pragmática. Campinas: Papirus, 1995.

______. Em terra de surdos-mudos – um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. p. 109-125.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º grau.1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2002.

VIGOTSKII, Lev Semenovich, 1896-1934, V741L. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem/ Lev Semenovich Vigotskii, Alexander Romanovich Luria, Alex N. Leontiev; tradução de Maria Pena Vilalobos. 12ª edição – São Paulo: Ícone, 2014.

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

Pontes Rodrigues Lobato, M. I., Rodrigues Pereira, S., Dolores da Silva Gomes, A., de Carvalho Souza, J., & Rodrigues da Silva, A. S. (2022). Leitura e produção escrita: construindo o aprendizado na perspectiva do letramento. Conjecturas, 22(11), 610–631. https://doi.org/10.53660/CONJ-1401-Z04