Gamificação na Educação Matemática: uma aplicação com o ensino de frações
DOI:
https://doi.org/10.53660/CONJ-1427-Z03Resumo
O artigo tem como objetivo utilizar a metodologia de Gamificação e analisar como o uso do Framework “Game das Frações” contribui no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde o campo de estudo foi uma turma de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Tupã localizada no distrito de Nova Colina/RO. O jogo consiste em 52 cartas, sendo dois coringas e 13 cartas de cada naipe, variando resultados de 1-13. As cartas de ouro, espada, copas e paus contêm as operações de adição, subtração, divisão e multiplicação respectivamente. A Gamificação iniciou-se com a aplicação da plataforma online Kahoot para verificar se os alunos conseguiriam identificar as diferentes imagens propostas e avaliar o nível de conhecimento dos mesmos. Com o resultado da dinâmica o vencedor pode escolher os componentes do seu grupo. Após essa divisão foram realizadas as três fases do Framework “Game das Frações”, contendo cada fase três rodadas acumulativas de pontos. Conclui-se que os alunos têm dificuldades nas operações com frações e demonstraram não conhecê-las como parte de um todo, no entanto, depois de aplicada a dinâmica, essas dificuldades puderam ser contornadas.
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