Instrumento de mediação da avaliação do desenvolvimento dos escolares – IMADE

Autores

  • Made Júnior Miranda Universidade Estadual de Goiás
  • Silas Alberto Garcia Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9798-8219
  • Samuel Gomes de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Katianny Santana Lúcio da Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Rodrigo Pereira de Sousa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1518-EDU06

Palavras-chave:

Instrumento, Mediação, Avaliação, Desenvolvimento

Resumo

Este texto apresenta um “instrumento de mediação da avaliação do desenvolvimento de escolares” a partir da concepção vigotskiana de que a educação deve usar os modos que promovam o desenvolvimento dos sujeitos, tirando-os de uma zona de desenvolvimento real para uma zona de desenvolvimento proximal. Isto, deve considerar uma avaliação formativa a partir de um projeto educativo que insere os agentes educacionais para participar da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de ajudar o estudante na aprendizagem. Assim, o IMADE representa o resultado de uma pesquisa, cujas razões e sínteses fundamentais foram analisadas de modo a fundamentar e regular a sua aplicabilidade no campo prático de ensino escolar, tendo em vista as especificidades do contexto investigado. A aplicação do instrumento se destina aos contextos de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem de conteúdos onde os resultados dos procedimentos avaliativos não correspondem as expectativas geradas inicialmente pelos professores. A formulação do instrumento ancorou-se nas bases epistemológicas do Materialismo Histórico Dialético e nas bases psicológicas e pedagógicas da Teoria Histórico Cultural.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Made Júnior Miranda, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doc junto ao Programa de Pós graduação em Educação, da FFCLRP/USP. Docente da UEG-ESEFFEGO e da PPGE-PUC-GO. Professor credenciado dos Programas de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu (PPGE/PUCGO e PPGE/UEG/INHUMAS).

Silas Alberto Garcia, Universidade Federal de Goiás

Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Porangatu) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência do Ensino Superior na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO.

Samuel Gomes de Souza, Universidade Estadual de Goiás

É professor de Educação Física, graduado no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Katianny Santana Lúcio da Costa, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás, campus Goiânia/ESEFFEGO

Rodrigo Pereira de Sousa, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2004.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (org). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2004.

CHAUI, M de S. Ideologia e Educação. São Paulo. Revista CEDES, n.2, 1980.

CUVILLIER, A. Manuel de Philosophie. Tome I. Librairies, Armand Colin. Paris. 1950.

DAVÍDOV, V. V. A atividade de aprendizagem no primeiro período escolar. In: Problemas do ensino desenvolvimental: A experiência da pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de textos publicados na Revista Soviet Education sob título Problems of desenvolvimental teaching (tradução para o português não publicada). Educação Soviética. Agosto 1988.

DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización em la ensiñanza. Havana, Ed. Pueblo y Educación, 1981.

DOMINGOS, F. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v.19, n. 2, p. 21-50, 2006.

FICHTNER, B. O paradigma histórico-cultural (Vigotski e Leontiev): Perspectivas e Limites. Apostila do Prof. Dr. Bernd Fichtner, Universidade de Siegen/Alemanha, Programa Internacional de Pós-Graduação em Educação - International Education D- INEDD Universidade de Siegen/Alemanha, 2011.

FREITAS, R. A. M. Da M.; ROSA, S. V. L. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 613627, abr./jun. 2015.

GALPERIN, P. Ya. Sobre el método de formación por etapas de las acciones mentales. In: Antología de la Psicología Pedagógica y de las Edades. I. I. Iliasov y V. Ya. Liaudis. La Habana, Pueblo y Educación, 1986.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa I - Racionalidad de la acción y racionalización social. Madri: Taurus, 1987.

KORSCH, K. Marxismo e filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In Vygotsky, L. (et al.) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

LEYTON, S. M. Planejamento educacional: Um modelo pedagógico. Santiago, Chile: 1969.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de V. Davídov. Revista Bras. De Educação, Rio de Janeiro, n.27, p. 5-24, dez. 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, Akiko, SUANNO, João H.; SUANNO, Marilza V.R. (Orgs.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C. O Campo Teórico-Investigativo e Profissional da Didática e a Formação de professores. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia, CEPED, PUC Goiás, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.

LIBÂNEO, J. C. Teoria histórico-cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. Texto apresentado na apresentação do XII Encuentro De Geógrafos de América Latina, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay, abril, 2009.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017.

LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990.

LUKÁCS, G. Introdução a uma Estética Marxista. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

MAKARENKO, A. Conferências sobre educação infantil. São Paulo, Moraes, 1981.

MIRANDA, M. Jr.; SOUZA, S. G.; SOUSA, R.P. GARCIA, S.A. Os episódios de falta de atenção dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental nas aulas de educação física da escola pública de Goiânia-GO. In: MACHADO, Gabriella Eldereti; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de (Orgs.). Temas emergentes à educação: (re)significações e complexidades ao ensino e aprendizagens. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 167-214.

OLIVEIRA, M. K. de. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

ROSA, S. V. L.; SYLVIO, M. C. Teoria histórico-cultural e teoria do ensino desenvolvimental: bases para uma epistemologia psicológico-didática do ensino. In: FREITAS; Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ao educador Raul Rodrigues Gomes. Editora-gerente. Revista Educativa, PUC Goiás, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, maio/ago, 2016.

VASCONCELLOS, C. dos S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista AEC, v.21, n.83, 1995.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 7ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jéferson Luiz Camargo, 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L.S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Miranda, M. J., Garcia, S. A., Souza, S. G. de, Costa, K. S. L. da ., & Sousa, R. P. de . (2022). Instrumento de mediação da avaliação do desenvolvimento dos escolares – IMADE. Conjecturas, 22(10), 373–391. https://doi.org/10.53660/CONJ-1518-EDU06