Critérios de quantificação do dano moral eletrônico: uma nova ótica à luz do marco civil da internet

Autores

  • Malcon Jackson Cummings Cummings
  • Francisco Borges Milanez
  • Cleber Augusto do Nascimento
  • Ronilson de Souza Luiz

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1528-2D23

Palavras-chave:

internet. direito. responsabilidade civil. marco civil da internet

Resumo

Sendo a internet ferramenta de indubitável valor nos dias modernos, o ser humano adaptou-se à sua linguagem, velocidade e diferentes formas de interação, sendo de difícil acompanhamento pelas estruturas do direito, notadamente no que se refere à responsabilidade civil. Dessa feita, parte-se da análise histórica da internet e sua evolução no Brasil, considerando grande lapso temporal, no qual nunca teve normatização específica, para analisar a sua interação com o direito e a responsabilidade civil. Partindo de tais pressupostos, estabelecem-se os conceitos de dano moral a partir de diversas doutrinas, bem como, em linhas gerais os critérios de quantificação do dano moral tradicional. Nessa linha, é feita análise geral de tais critérios à luz do Marco Civil da Internet, novel instrumento de regulamentação dos princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, tendo por base as responsabilidades dos usuários e provedores de serviços, no sentido que ambos sejam responsabilizados na medida de seus atos, lastreado em critérios de razoabilidade e proporcionalidade. Conclui-se, indo além, que todos devem colaborar no sentido de que seja utilizada com moderação a liberdade transnacional promovida pela rede mundial de computadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAHALI, Yussef Said. Dano moral. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

CASTRO, Carla Rodrigues Araújo de. Crimes de Informática e seus aspectos processuais. 2ªed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FACHETTI, Gilberto Silvestre. Critérios para reparação do dano moral. Disponível em <http://jus.com.br/revista/texto/8430/criterios-para-reparacao-do-dano-moral>.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson; NETTO, Felipe Peixoto Braga. Curso de Direito Civil: Responsabilidade Civil. São Paulo: 2ed. Atlas, 2015.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade civil. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. As dimensões da dignidade da pessoa humana: construindo uma

compreensão jurídico-constitucional necessária e possível. In: Dimensões da dignidade:

ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. Coord. Ingo Wolfgang Sarlet. Porto

Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SCHREIBER, Anderson. Novos Paradigmas da Responsabilidade Civil: Erosão dos Filtros de Reparação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Cummings , M. J. C. ., Milanez, F. B., Nascimento, C. A. do ., & de Souza Luiz, R. (2022). Critérios de quantificação do dano moral eletrônico: uma nova ótica à luz do marco civil da internet. Conjecturas, 22(13), 916–927. https://doi.org/10.53660/CONJ-1528-2D23