Análise de processos formativos no contexto da 3ª série do ensino médio: a vivência da pedagogia de projetos

Autores

  • João Carlos Silva Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Danielle Santos Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Raquel Gitahy Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/ Universidade do Oeste Paulista
  • Renata Rinaldi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1552-EDU21

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Ensino Médio, Processos formativos, Eixos integradores, Disciplinas Eletivas

Resumo

No presente artigo busca-se apresentar os principais resultados de uma pesquisa de mestrado que analisouas propostas de Disciplinas Eletivas vivenciadas em uma escola da rede do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI-SP) e Eixos Integradores em uma escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Ambas propostas curriculares partem da premissa de que o estudante do Ensino Médio, ao escolher disciplinas e conteúdos de seu interesse, tem uma aprendizagem significativa. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar como a Pedagogia de Projetos contribui, ou não, para os processos formativos vivenciados por professores e estudantes. Além disso, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de entrevistas reflexivas. Os eixos temáticos de análise dão indicadores doestudante como protagonista e o professor como mediador. Dessa maneira, a Pedagogia de Projetos mostrou-se importante estratégia para os processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Silva, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e atua na rede pública estadual de São Paulo.

 

Raquel Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/ Universidade do Oeste Paulista

É avaliadora de cursos de graduação de Direito (presencial) e Pedagogia (presencial e EAD) do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, docente da Universidade do Oeste Paulista e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na produção de conteúdos para Educação à distância. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1994), mestrado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).

Renata Rinaldi, Universidade Estadual Paulista

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l?Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Estadual Paulista (2019) e pós-doutorado em Educação pela UFSCar (2021). É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" (http://www.fct.unesp.br/#!/pesquisa/fppeebs/). É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação básica e continuada de professores (UFSCar). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 2004, vinculada ao GT08 - Formação de Professores. É membro associado da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) desde 2020. É membro associado da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) desde 2020. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi editora da Revista Nuances: estudos sobre educação no biênio 2016-2018. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado, processos formativos via internet, tecnologias de informação e comunicação e educação integral.

Referências

ARAÚJO, M. C. M. Competências do professor para o trabalho com projetos de forma eficaz. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2009.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

BETTIOL, T. M. Ensino médio e trabalho: um olhar reflexivo na proposta educativa para formação dos nossos jovens. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 7, n. 2, p.247-257, jul./dez. 2007.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade: Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa com tecnologia interativa. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. A. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BOUTINET, J. Antropologia do projeto. Porto Alegre: Armed, 2002.

DEWEY, J. Democracia e Educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos. Porto Alegre. Artmed, 1999.

LEITE, L. H. A.Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, p. 1-7, mar./abr. 1996. Disponível em: https://edufisescolar.files.wordpress.com/2011/03/pedagogia-de-projetos-de-lc3bacia-alvarez.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

MORAN, J.; MASETTO, C. Mudando a educação com metodologias ativas..In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. São Paulo: PROEX/UEPG, 2015. v. 2.

OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da metodologia de projetos, na educação básica. 2006. Dissertação (Mestrado) - CEFET-MG, Belo Horizonte, MG, 2006.

RAMAL, A. C. As mudanças no Ensino Médio a partir da Lei 9394/96 e das DCNEM. Pátio, Porto Alegre, ano 2, p. 13-17 jan./mar. 1999.

Downloads

Publicado

2022-09-18

Como Citar

Silva, J. C., Santos, D., Gitahy, R., & Rinaldi, R. (2022). Análise de processos formativos no contexto da 3ª série do ensino médio: a vivência da pedagogia de projetos . Conjecturas, 22(10), 265–281. https://doi.org/10.53660/CONJ-1552-EDU21