Identidade, cultura e diversidade nos modos de produção de linguagem

Autores

  • Maria Letícia Cautela de Almeida Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1595-2D05

Palavras-chave:

Linguagem; Escrita; Fala; Aprendizagem

Resumo

O artigo objetiva problematizar, à luz de estudos histórico-culturais, os diferentes modos como os sujeitos de culturas diversas representam e fazem uso da língua oral e escrita, com vistas a contribuir para a superação da cultura biologizante na abordagem das questões sobre a escrita. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa científica de base teórico-prática. Os resultados apontam que a representação mental e o uso da fala e da escrita não se constituem a partir de padrões universais, configurando-se enquanto processos de apropriação e elaboração da cultura. Tal entendimento implica que diferentes sujeitos socioculturais, com modos de organização e operação mental igualmente distintos, apresentam formas diversas de interação, conceituação e uso da linguagem. A partir de um paradigma contemporâneo, conclui-se que a diversidade de escritas é legitimada e referendada por sistemas mentais plurais metafóricos. Dessa forma, reivindica-se direitos humanos, sociais e linguísticos, uma vez que tal diversidade não pode ser considerada produto de uma condição de anormalidade intrínseca ao sujeito, mas como fenômeno legitimamente produzido, a partir de conhecimentos formulados sobre a escrita. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ). Mestre em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná/PR). Especialista em Linguagem (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica/RJ) e em Voz (Universidade Estácio de Sá). Graduada em Fonoaudiologia (Universidade de Mogi das Cruzes/SP). É professora/pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. Professora do PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais". Núcleo de Estudos e Ensino em "Linguagens, Alfabetização e Letramento". Vice diretora da Faculdade de Educação/UERJ (2020 - 2023). Bolsista Prodocência UERJ (2022-2024) e de Produtividade Acadêmica da Universidade Aberta do Brasil pelo Consórcio CEDERJ.

Referências

ALBANO, Eleonora Cavalcanti. Conversas com Linguistas: Eleonora Albano. In: XAVIER, AC; CORTES, S (Orgs). Conversas com Linguistas: virtudes e controvérsias da Linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 25-35.

ALBANO, Eleonora Cavalcanti. O gesto e suas bordas: esboço de fonologia articulatória do português brasileiro. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

BRUNER, Jerome. Actual Minds, Possible Words. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

CAGLIARI, L.C. Alfabetização & Linguística. 8ª Edição. São Paulo: Editora Scipione, 1995.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2000.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

MACHADO, Maria Letícia Cautela de Almeida. A escrita alfabética, sua natureza e representação: contribuições à Fonoaudiologia aplicada à Educação. 2013. 157f. Tese de Doutorado (Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MACHADO, Maria Letícia Cautela de Almeida; LOPES, Paula da Silva Vidal Cid; SENNA, Luiz Antonio Gomes. Notas sobre fracasso e diversidade: Os sentidos do aprender e do não aprender na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara. v. 15, n. esp. 5, p. 2837-2854, dez.2020.

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na-escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto; SANTOS, Maria Thereza Mazorra. Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita. In: MARCHESAN, Irene Queiroz; SILVA, Hilton Justino da; TOMÉ, Marileda Cattelan (Orgs.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1ª Edição. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014, p. 577-582.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.

SAUSSURE, F. Curso de linguística general. 24 ed. Buenos Aires: Editora Lousada, 1945.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. Psicolinguística, letramento e desenvolvimento. In: GODOY, Elena; SENNA, Luiz Antonio Gomes. Psicolinguística e Letramento. Curitiba: Editora IBPEX, 2011a, p. 195-261.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. Psicolinguística e sistemas gramaticais no campo da psicopedagogia. In: GODOY, Elena; SENNA, Luiz Antonio Gomes. Psicolinguística e Letramento. Curitiba: Editora IBPEX, 2011b, p. 129- 194.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e a educação. Delta, São Paulo, v.23, n.1, 2007. Disponível em: http://www.senna.pro.br/. Acesso em 22.11.2021.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. O planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento. Educação & Linguagem, S.J. dos Campos, v.7. p. 200-216, 2003. Disponível em: http://www.senna.pro.br/. Acesso em 23.10.2021.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: Alfabetização como processo discursivo. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZORZI, Jaime Luiz. A alfabetização: uma proposta para ensinar crianças com dificuldades de aprendizagem. In: ZORZI, Jaime Luiz; CAPELLINI, Simone (Orgs.). Dislexia e outros distúrbios da leitura – escrita. São José dos Campos: Pulso, 2009, p. 149-193.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Machado, M. L. C. de A. (2022). Identidade, cultura e diversidade nos modos de produção de linguagem. Conjecturas, 22(12), 592–616. https://doi.org/10.53660/CONJ-1595-2D05

Edição

Seção

Artigos