Poéticas da Oralidade em Mossoró-RN: memória, dizeres e saberes de poetas populares

Autores

  • Karlla Souza UERN
  • Ailton Siqueira UERN
  • Luan Gomes UFCG
  • Jucieude Lucena Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-164-302

Palavras-chave:

Cordelistas, Repentistas, Imaginação Poética, Memória

Resumo

Inserida no campo dos estudos culturais das Ciências Sociais, o objeto dessa pesquisa tem como base central a vida e a obra dos poetas repentistas e cordelistas de Mossoró-RN. A escolha dessa cidade teve como prerrogativa as fortes manifestações culturais, artísticas e poéticas desenvolvidas no local, conhecido também como capital da cultura. Nosso objetivo visa apresentar as memórias e paisagens desse lugar por meio dos sujeitos comuns, cordelistas, artistas e artesãos da palavra, do verso escrito e cantado, cidadãos geralmente velhos, portadores de memórias socioculturais, pessoais e poéticas. Sua “arte da palavra” se confronta com a polifonia e fugacidade urbana. Neste texto, colocamos em evidência as vozes de sujeitos societais capazes de revelar outras dimensões da realidade e da cultura, vozes poéticas que evocam memórias não somente de quem fala, mas de um saber  que vive sob a camada da cultura de entretenimento e do fugaz  consumo da soceidade contemporânea. Com essa pesquisa, conhecemos novos sujeitos, histórias e facetas da realidade da que fazem parte da construção diária da cultura oral e seus saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Siqueira, UERN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atua nas áreas de Antropologia das emoções, Antropologia e Complexidade discutindo temas como: sujeito e afetividade, Cultura, cotidiano e imaginário, ciência, literatura e transdisciplinaridade, relações afetivas na contemporaneidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Políticas, professor do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN), coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN).

Luan Gomes , UFCG

Realizando doutoramento em Sociologia na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É formado em Ciências Sociais (UFRN - Licenciado e Bacharel com ênfase Sociologia -Antropologia -Educação) Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sociologia da Ciência, Sociologia Ambiental e Rural e Ecologia Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Doutor em Educação (Sociologia e Antropologia da Educação) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui formação incompleta em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Atualmente é docente efetivo vinculado a Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais em Sousa/PB. Colaborou como docente convidado do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (PRODEMA/UFPB/Campus João Pessoa) lecionando a disciplina de Sociologia (2019, 2020, 2021). É docente colaborador da Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Semi-árido (nível especialização) do Centro de Formação de Professores - CFP/UFCG. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas - Nupeforp/UFCG. É Coordenador Adjunto de um projeto de pesquisa com aprovação de financiamento em edital universal do CNPq - ?Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19 no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará?, dentro da Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, com vigência de 2020-2022. Colabora com a Especialização em Serviço Social, Trabalho e Políticas Públicas. É membro pesquisador associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), membro da Rede de Estudos Rurais. É membro pesquisador da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - (SOBER).É membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA - Agroecologia). É membro pesquisador da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). É membro Associado - Colaborador da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Atualmente é líder do Grupo de Estudos em Educação, Saúde, Sociologia Ambiental e Rural e Ecologia Política - ECOS/CNPq. Assessor de Monitoria do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/CCJS/UFCG. Se interessa pelos estudos de Sociologia e Antropologia Ambiental e Rural, Ecologia Política, Saúde Ambiental, Racismo Ambiental, Educação do Campo, Educação Ambiental, Narrativas e sabedorias tradicionais (intelectuais do campo e povos originários) e pelos estudos que envolvem a relação entre Sociologia da Ciência e Antropologia da Ciência e da Tecnologia numa perspectiva crítica. Estuda atualmente Ecologia Política e Populações Ciganas.

Jucieude Lucena, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Comunicação Social (2002) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Departamento de Comunicação Social, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Posensino UERN/UFERSA/IFRN. É Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade e do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo - GECOM.

Referências

ABREU, Márcia. Historia de cordéis e folhetos. Campinas, SP: Mercado de letras: Associação de leituras do Brasil, 1999. (Coleção Historias de Leituras).

CAMPOS, Lindoaldo. ABC da poesia-inspirartividades com palavras. Natal (RN): Sebo Vermelho, 2010. 279 p. (Coleção João Nicodemos de Lima, v.297).

DIEGUES, Jr. (et al). Literatura popular em versos: estudos. Belo Horizonte, Itatiaia, São Paulo: Editora Universidade de São Paulo; Rio de Janeiro: fundação Casa Rui Barbosa, 1986 86 p.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 70p. 2010.

FERREIRA, Monique Stefhany Silva Ferreira. Respeito à diversidade. Mossoró: Queima-Bucha, 2011.

FONSECA, Ailton Siqueira de Sousa. Sabedorias do instante: algumas considerações sobre o repente e a literatura de cordel. In: SILVA, Anaxuell Fernando, SANTOS, Anderson Cristopher (org) Ciência: humana e Potiguar. Natal: Programa de Pós – Graduação em Ciências Sociais da UFRN, 2010. p. 109-137.

LOPES, José Rogério, SILVA, André Luiz. Os lugares da viola no vale do Paraíba (SP). Sociedade e Cultura. v. 11, n.2, p.183-190, 2008.

MUNIZ, Caio Cesar. Respeito à poesia. Mossoró: Jornal O Mossoroense, 27 de março de 2011.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Souza, K., Siqueira, A., dos Santos de Oliveira, L. G. ., & Evangelista, J. (2021). Poéticas da Oralidade em Mossoró-RN: memória, dizeres e saberes de poetas populares. Conjecturas, 21(4), 17–29. https://doi.org/10.53660/CONJ-164-302

Edição

Seção

Artigos