Criação de um laboratório empresarial e os desafios pedagógicos da prática acadêmica em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Andrey Sartori FATEC SENAI MT https://orcid.org/0000-0001-6882-3378
  • Fahim Elias Costa Rihbane FATEC SENAI MT
  • Anderson Nunes de Carvalho Vieira FATEC SENAI MT
  • Rubens de Oliveira FATEC SENAI MT
  • Rosicley Nicolao de Siqueira
  • Nidia Martineia Guerra Gomes
  • Daniel Thomaz G. N. Maciel UFMT
  • Barbara Yadira Mellado Perez

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1646-2G12

Palavras-chave:

Laboratório de Gestão; Práticas Acadêmicas; Ensino Superior

Resumo

Esse artigo busca contribuir para as discussões sobre a criação de laboratórios empresariais em Instituições de Ensino Superior, aprofundando aspectos práticos e teórico-conceituais que conferem essa dimensão ao processo nas academias e organizações. Os benefícios do uso de praticas acadêmicas nas IES ainda são tímidos, mas se mostra um diferencial no modelo de aprendizagem estudantil. Entender as características de cada aluno e como ele se comporta no processo de aprendizagem teórico é difícil e muitas vezes só verificado nas avaliações de modelos baseados na teoria clássica de perguntas e respostas, tudo indica que uso apenas desse modelo não é eficiente e garantidor da responsabilidade da instituição de ensinar. Com base nesse contexto, os laboratórios práticos e pedagógicos de ensino se apresentam como mais um método de abordagem no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno saia do ambiente teórico e vivencie mesmo que de forma simulada a prática empresarial. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo apresentar como foi idealizado, projetado e criado o Laboratórios de Gestão da Faculdade Fatec Senai Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

KOLB, D. (1984). Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. The Kolb Learning Style Inventory—Version 3.1 2005 Technical Specifi cations. Experience Based Learning Systems, Inc, Cleveland, mai. 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2015.

MINICUCCI, A. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 1997.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Dimensão estratégica da comunicação no contexto organizacional contemporâneo: um paradigma de interação comunicacional dialógica. Tese (Doutorado) – UFRJ, Escola de Comunicação, 2002.

SAUAIA, Antônio Carlos Aidar. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. [S.l: s.n.], 2010.

SENGE, Peter. A Quinta Disciplina, 1998, p. 40-46.

SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da Aprendizagem Em Educação Online. Loyola, 2006.

VIEIRA, J. G. S. A estrutura das revoluções científicas e a retórica na economia keynesiana: quatro ensaios sobre o método na economia. Tese (Doutorado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Sartori, A., Elias Costa Rihbane, F. ., Nunes de Carvalho Vieira, A., de Oliveira, R., Nicolao de Siqueira, R., Martineia Guerra Gomes, N., Thomaz G. N. Maciel, D., & Yadira Mellado Perez, B. (2022). Criação de um laboratório empresarial e os desafios pedagógicos da prática acadêmica em uma instituição de ensino superior. Conjecturas, 22(13), 277–290. https://doi.org/10.53660/CONJ-1646-2G12