Formação docente e comunidades de prática: reflexões sobre aspectos teóricos e as práticas formativas

Autores

  • Luciano Frontino de Medeiros Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Ennio Alves de Sousa Andrade Lima Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1664-2W81

Palavras-chave:

Formação de professores, Comunidades de Prática, Estágio Docente, Docência Escolar

Resumo

As comunidades de práticas recebem influências teóricas da área da administração, já que foram criadas para melhor aproveitar o conhecimento organizacional, gerenciando o trabalho coletivo e otimizando resultados em prol do bem comum. Dessa forma, diversos autores se apropriaram da ideia e conduziram algumas discussões direcionadas para diversas áreas do saber, entre elas a educação superior. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo geral analisar as influências positivas do trabalho de comunidades de prática para o contexto da formação de professores. A relevância social desse tema pauta-se pela valiosa contribuição do modelo de comunidade de prática que, quando aplicada na docência, nos cursos de formação de professores podem render bons frutos. A escolha do tema deve-se ao fato de que é cada vez mais evidente a necessidade de pensar o aprendizado de forma coletiva, afastando paradigmas dissociados e estanques, pois o que vigora na atualidade é a multidisciplinaridade, proatividade e protagonismo na aprendizagem. Para construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, com análise descritiva, qualitativa dos dados, aliada a pesquisa de campo, com aplicação de instrumento de questionário para colher os dados, que foram expostos e analisados por meio de gráficos. Os resultados apontam que as comunidades de práticas podem ser modelos a serem seguidos quando se busca uma formação docente significativa. Assumir uma postura crítica, reflexiva para almejar a consolidação do saber e das habilidades de ser professor gera mais segurança e credibilidade ao estágio nos cursos de formação de professores na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ennio Alves de Sousa Andrade Lima, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutorando em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional UNINTER 

Referências

ANTUNES, A.; PADILHA, P. R. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. In: Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. 2010. p. 123-123.

AGUIAR Isaia, S.M.; ROCHA Maciel, A. M. Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente. Imagens da Educação, v. 1, n. 1, p. 37-47, 2011.

ALARCÃO, I. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p.51-68.

CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-40, 2017.

DALLA CORTE, A. C.; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: EDUCERE-XII Congresso Nacional de Educação, PUC-PR. 2015.

FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JUNIOR, M. de M. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002

LOPES, A. C.; BORGES, V. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de pesquisa, v. 45, p. 486-507, 2015.

LEITE, F. C. L.; COSTA, S. Repositórios institucionais como ferramentas de gestão do conhecimento científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em ciência da informação, v. 11, p. 206-219, 2006.

MOSER, A. Formação docente em comunidades de prática. Revista Intersaberes, v. 5, n. 10, p. 210-244, 2010.

MEDEIROS, L. F. de. Gestão do conhecimento na era quântica. Ensaio sobre o impacto da Revolução Quântica na Era do Conhecimento. Florianópolis: Books, 2010.

NÓVOA, A. Universidade e formação docente. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 129-138, 2000.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

ROMANOWSKI, J. P.; PRATES, S. C.; MARTINS, P. L. O. Aprendizagem da Docência para a educação básica em comunidades de prática. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 61-77, 2020.

SCHOMMER, P. C.; DE FRANÇA FILHO, G. C. A metodologia da Residência Social e a aprendizagem em comunidade de prática. NAU Social, v. 1, n. 1, p. 203-226, 2010.

SCHOMMER, P. C. Comunidades de prática e articulação de saberes na relação entre universidade e sociedade. 2005. Tese de Doutorado.

TORRES, L. L. A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in) decisão na escola pública. Revista Intersaberes, v. 9 n. 19, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

WENGER, E. Cultivating communities of practice: a quick start-up guide for communities of practice, 2002. Disponível em: http://wenger-trayner.com/project/community-of-practice-start-up-guide/. Acesso em maio de 2022.

ZANON, J. M.; COUTO, M. E. S. A importância do professor supervisor de Estágio na formação de futuras professoras de Matemática. Práxis Educacional, v. 14, n. 28, p. 289-310, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

de Medeiros, L. F., & Lima, E. A. de S. A. (2022). Formação docente e comunidades de prática: reflexões sobre aspectos teóricos e as práticas formativas. Conjecturas, 24(1), 989–1011. https://doi.org/10.53660/CONJ-1664-2W81

Edição

Seção

Artigos