A influência na consolidação de cargas e nos prazos de entrega decorrentes da alteração da modalidade de frete: um estudo de caso em uma refinaria de petróleo no estado do Ceará

Autores

  • Roberta Catrib de Azevedo Lemos Universidade Federal do Ceará
  • Marcus Costa Lima Verde Leal Leal Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1675-2H03

Palavras-chave:

Transporte; Consolidação; Modalidade de frete;

Resumo

Hoje as empresas estão inseridas em um mercado cada vez mais competitivo e essa disputa tem como objetivo atender os níveis de serviço demandados pelos clientes e obter vantagem competitiva para a empresa. Este caso teve como objetivo avaliar como a mudança na forma de cobrança de fretes para compras de materiais feitas por uma refinaria de petróleo no estado do Ceará aumentará a consolidação das cargas e a redução dos prazos de entrega desses materiais, bem como propor um sistema de compras que oferece solução para o problema. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: levantamento de dados para compra de materiais realizados para a refinaria durante o período de doze meses e questionário estruturado, enviado aos principais fornecedores. Os resultados mostram que a mudança na modalidade de frete poderia causar uma redução no tempo de entrega, apesar de não ocasionar grande aumento na consolidação das cargas. O estudo também pôde verificar que a mudança pode causar redução no custo do transporte e outros ganhos secundários, como a redução da quantidade de transportadores que acessam a refinaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLETTI, J. A. R. et al (2002). A importância da gestão de compras para a competitividade das empresas: o caso da rede super. Anais XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. (2012). Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas.

FLEURY, P.F.; FIGUEIREDO, K., WANKE, P. (2000). Logística Empresarial: A Perspectivas Brasileira. Coleção COPPEAD de Administração. São Paulo: Atlas.

JORGENSEN, N.; SCHULTZ-NIELSEN, A. (2000) Extended Supplier Co-Operation - A Life Cycle Perspective. In: DIERDONCK, R. V.; VEREECKE, A. (Eds.). Operations Management: crossing border sand boundaries: the changing role of operations. Ghent: Academic Press Scientific Booksellers.

LAMBERT, D.; COOPER, M.; PAGH, J. (1998). Supply chain management: implementation issues and research opportunities. International Journal of Logistical Management, v. 9, n. 2, p. 19.

LEENDERS, M. R. et al. (2006). Purchasing and Supply Management. New York: Mc Graw-Hill.

NOVAES, A. G. (2014). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.

PANITZ, C. E. P. (1996). Organização e gerenciamento de frota e terminais em empresas de transporte de carga através de modelos de pesquisa operacional. (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Lemos, R. C. de A., & Leal, M. C. L. V. L. (2022). A influência na consolidação de cargas e nos prazos de entrega decorrentes da alteração da modalidade de frete: um estudo de caso em uma refinaria de petróleo no estado do Ceará. Conjecturas, 22(13), 349–360. https://doi.org/10.53660/CONJ-1675-2H03