A sustentabilidade como Itinerário Formativo nos espaços da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins

Autores

  • Marlon Santos de Oliveira Brito UFT
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nubia Pereira Brito Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fernando Afonso Nunes Filho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marcela Cristina Barbosa Garcia Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Francijanes Alves de Sousa Sá Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Elizângela Mendes Sousa Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1682-2M18A

Palavras-chave:

Práticas educativas, Educação intergeracional, Itinerários formativos, Educação de jovens e adultos

Resumo

Com mudanças na Educação Nacional, as trocas e transferências culturais recebem força por meio da Escola, em seus espaços pedagógicos de trajetória do aluno ao longo do período de vida escolar. Diante disso, objetivamos divulgar percepções sobre projetos transversais de Educação Ambiental, mantidos pela parceria de Escolas da Educação Básica com a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), na cidade de Palmas, Tocantins. Observamos como os Itinerários Formativos que abrangem a sustentabilidade envolvem as pessoas idosas em currículos escolares na educação intergeracional. Entre os métodos, estão o fichamento de referências bibliográficas, um estudo de caso e a coleta de dados qualitativos por meio de reuniões com os alunos da UMA/UFT e profissionais das Escolas, mediados por formulários com perguntas semiestruturadas. Nossos resultados são rastros de uma Tecnologia Social que une Escolas de Educação Básica e Universidade, com atividades que alcançam componentes curriculares, projetos, cursos, oficinas entre outras situações de ensino e aprendizagem. Concluímos que a produção acadêmica compartilha informações úteis ao diálogo sobre a prática curricular de Itinerários Formativos e convida para imersões nas instituições de ensino públicas e privadas para uma vivência mais próxima e registros das percepções do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREOLA, B. A. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular, parte da Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 14 de jul. de 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749 Acesso em 24 de jul. de 2022.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

OSÓRIO, N. B. Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins: Uma proposta educacional para o envelhecimento digno e ativo no Tocantins. Palmas: UFT, 2011.

OSÓRIO, N. B.; SILVA NETO, L. S.; NUNES FILHO, F. A. GeronTOcantins: estudos sobre a educação ao longo da vida na Amazônia legal. Organizadores. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5162 Acesso em: 31 de jul. de 2022.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001.

VILLAS-BOAS, S. et al. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida-Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, v. 2, n. 5, 2016.

Downloads

Publicado

2022-10-19

Como Citar

Brito, M. S. de O., Osório, N. B., Silva Neto, L. S., Oliveira, N. P. B., Nunes Filho, F. A., Garcia, M. C. B., Sousa Sá, F. A. de, & Carneiro, E. M. S. (2022). A sustentabilidade como Itinerário Formativo nos espaços da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Conjecturas, 22(13), 1047–1054. https://doi.org/10.53660/CONJ-1682-2M18A