Diferenciais dos indicadores per capita em Manaus: investigação sobre a assimetria entre receita pública e renda

Autores

  • Cleisa Elena Cabral Bessa Universidade do Estado do Amazonas
  • Bruno de Melo Rias Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-169-309

Palavras-chave:

Receita Potencial, Política Fiscal, Políticas Públicas

Resumo

A cidade de Manaus vivenciou uma forte expansão econômica, a partir da segunda metade do século XX, em função da criação da Zona Franca de Manaus, modelo de desenvolvimento regional baseado em incentivos fiscais. Apesar de ter experimentado um elevado crescimento econômico, tal situação não implicou na manutenção do nível de receita pública per capita em níveis elevados. Esse diferencial pode estar relacionado a diversos fatores, dentre os quais um baixo grau de esforço fiscal do município de Manaus. O presente artigo buscou obter da forma funcional da Receita Potencial, os dados dos níveis do esforço fiscal do município, bem como o levantamento do grau de dependência das transferências governamentias que compõem a receita pública do município, durante os anos de 2002 a 2016. Tais indicadores contribuem na composição de estudos relevantes, inclusive, para auxiliar nas tomadas de decisões realcionadas as políticas públicas, por parte dos gestores muncipais. Os resultados obtidos na presente pesquisa sugerem que durante alguns anos a capacidade de arrecadação do município não foi muito explorada, dado a existência de graus de esforço fiscal abaixo de 1. Além disso, constatou-se que nos anos em que houve alta dependência do ICMS, o município apresentou baixo índice de esforço fiscal, corroborando para o fato de que as transferências intergovernamentais exercem uma influência negativa no esforço de arrecadação municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARO, Luciano. Direito Financeiro e Direito Tributário. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

ARAUJO, I; ARRUDA, D. Contabilidade Pública da Teoria a Prática. São Paulo: Saraiva, 2004.

BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

BOTELHO, Antônio. Projeto ZFM: Vetor de Interiorização Ampliado. Manaus: s. ed., 2001.

CARVALHO, David Ferreira; OLIVEIRA, Cléo C. Resque de; CARVALHO, André Cutrim. Desigualdades econômicas inter-regionais, capacidade tributária e esforço fiscal dos estados da Amazônia (1970-2000): uma abordagem econométrica de fronteira estocástica. Novos cadernos NAEA. v. 10, n. 2, p. 5-48, dez. 2007, ISSN 1516-6481.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MASSASDI, Wellington de Oliveira. Esforço Fiscal e Desempenho Socioeconômico dos Municípios Mineiros. Viçosa: UFV. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.

McCONNELL, Campbell; BRUE, Stanley. Macroeconomia – Princípios, Problemas e Políticas. 14ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

MORAES, D. P. Arrecadação tributária municipal: esforço fiscal, transferências e Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo: FGV, 2006. Dissertação de Mestrado – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.

NEVES, José. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. São Paulo: FEA/USP, 1996.

PAES, Nelson Leitão; SIQUEIRA, Marcelo Lettieri. Análise dos Efeitos Econômicos da Implantação do Princípio do Destino na Cobrança do ICMS e suas Implicações sobre a Pobreza e a Desigualdade de Renda. Revista EconomiA. Brasília, v.6, n.3, p.91-126, dez 2005.

PIANCASTELLI, Marcelo; PEROBELLI, Fernando. ICMS: Evolução Recente e Guerra Fiscal. Texto para discussão No 402. Brasília: IPEA, 1996.

SILVA, Sérgio Marinho da. Projeção dos impactos econômicos da redução na alíquota do ICMS na economia do estado do Amazonas: uma abordagem de equilíbrio geral computável (MINIMAN). Dissertação de Mestrado em Economia – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.

VALLE, Maria Izabel. Globalização e reestruturação produtiva. Um estudo sobre a produção offshore em Manaus. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ/IFCS, 2000.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 13º ed. São Paulo: Atlas. 2011.

Downloads

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Bessa, C. E. C. ., & Ruas, B. de M. (2021). Diferenciais dos indicadores per capita em Manaus: investigação sobre a assimetria entre receita pública e renda. Conjecturas, 21(4), 115–125. https://doi.org/10.53660/CONJ-169-309

Edição

Seção

Artigos