Inspeção eletromagnética em cabos de aço usados na indústria de petróleo offshore utilizando técnicas de vazamento de fluxo magnético.

Autores

  • Tibério de Moura Neto Universidade Estácio de Sá
  • Vitor Manoel Silva Laboratório de Ensaios Não Destrutivos de Materiais Corrosão e Soldagem
  • Rodrigo Brandolt Sodre de Macedo
  • Raquel Lima Oliveira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-171-314

Palavras-chave:

Inspeção Eletromagnética, Cabos de Aço, Sensor Hall

Resumo

Sistemas de inspeção eletromagnética em cabos de aço ferromagnético utilizam o sensor hall como elemento sensor ao se apropriar do efeito hall para tanto.  Sensores hall são transdutores que, quando estão submetidos ao efeito de um campo magnético, variam sua tensão de saída. A forma como essa tensão de saída vai variar depende da relação de aproximação do sensor com o material magnetizado ou em relação a aproximação de um ímã. À medida que há variação na intensidade do fluxo magnético que passa ao longo de uma seção do cabo de aço, em virtude da presença de ímãs permanentes de neodímio, esse sistema é capaz de medir essa variação derivada da perda de uma seção metálica em virtude da presença de pites de corrosão, perda de área metálica devido a corrosão, entalhes, trincas e rompimento de arames das pernas do cabo de aço. Em suma, este estudo tem a intenção de vir em assistência ao segmento da indústria de petróleo offshore e suas plataformas semissubmersíveis que utilizam linhas de ancoragem a partir de cabos de aço. O estudo, por meio de testes, desenvolverá sensores capazes de detectar defeitos em cabos de aço e um projeto mecânico conceitual a partir do solidworks dará formas à essa ferramenta de inspeção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT NBR 16073 Ensaios não destrutivos – Inspeção eletromagnética – Cabos de aço ferromagnéticos.

BRAGA, Newton C. “Como funcionam os sensores de Efeito Hall”. Disponível em: < https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6640-como-funcionam-os-sensores-de-efeito-hall-art1050 >.

PETROBRAS. Pré-sal. Desde as primeiras descobertas em águas profundas, temos trilhado uma longa jornada tecnológica. Disponível em: < https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/ >.

PETROBRAS. Tipos de plataformas. Disponível em: < https://petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html >.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Departamento de Física – Instituto de Ciências Exatas. “O efeito hall”. Disponível em: < https://www.ufjf.br/fisica/files/2013/10/FIII-06-07-O-efeito-Hall.pdf >.

ZHANG,Yiqing et al. A Sensor for Broken Wire Detection of Steel Wire Ropes Based on the Magnetic Concentrating Principle. 2019. Disponível em: < https://europepmc.org/backend/ptpmcrender.fcgi?accid=PMC6749426&blobtype=pdf >.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Moura Neto, T. de, Silva, V. M., Macedo, R. B. S. de, & Oliveira, R. L. (2021). Inspeção eletromagnética em cabos de aço usados na indústria de petróleo offshore utilizando técnicas de vazamento de fluxo magnético. Conjecturas, 21(2), 277–293. https://doi.org/10.53660/CONJ-171-314

Edição

Seção

Artigos