Contribuições de Rousseau e Vigotski acerca da importância do brincar para crianças público-alvo da educação especial

Autores

  • Sabrina da Silva Machado Trento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Lívia Vares da Silveira Braga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1712-2W24

Palavras-chave:

Brincar, Aprendizagem, Desenvolvimento, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva descrever a importância do brincar nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças público-alvo da educação especial, trazendo à tona contribuições da concepção pedagógica do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) por meio da sua obra intitulada “Emílio ou Da educação”, como também, contribuições alicerçadas nos pressupostos teóricos da teoria sócio-histórica de Vigotski e de seus colaboradores, por ambos considerarem o brincar como ferramentas potenciais nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Como resultado, ressaltamos que o brincar é um instrumento potencializador de aprendizagem e desenvolvimento, sendo assim, os educadores devem oportunizar no ambiente escolar espaços para que o brincar seja vivenciado por qualquer criança, independentemente de suas diferenças ou deficiências. No entanto, as brincadeiras devem assumir caráter intencional, sendo mister planejamento e organização do meio, de acordo com as peculiaridades de cada faixa etária e as características dos sujeitos envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Machado Trento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação-UFES; Licenciada em Pedagogia- UNIUBE; Licenciada em Educação Física- UFES. Professora da Educação Infantil do município de Serra-ES. 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutor e mestre em Educação (UFES). Licenciado em Ciências Biológicas (Ufes) e em Pedagogia (Unicesumar). Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (ISECUB-ES). Professor da Faculdade de Educação (Universidade Federal de Goiás). 

Lívia Vares da Silveira Braga, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e mestra em Educação pela UFES. Pedagoga pela UFES. Professora da educação básica do município de Serra-ES.

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFES. Doutor em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação- UFES. Pedagogo- UFES. Professor associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Referências

BRAGA, L. V. S. A criança com deficiência intelectual e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: um olhar para as práticas pedagógicas. 2020. 116f. Tese. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo.

BRAGA, L. V. S., FERRARI, M. M. A brincadeira como processo de mediação e o desenvolvimento psicointelectual. In: DRAGO, R., BRAGA, L. V. S (Org.). Vigotski: teoria e prática. Rio de Janeiro, WAK, 2020.

BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras de Creche. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de outubro de 2009.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Brasília: MEC 2010.

DALBOSCO, C. A. (Org.) Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau: o papel do educador como governante. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

KISHIMOTO, T. M. O brinquedo na Educação: considerações históricas. Idéias/O cotidiano na pré-escola, São Paulo, n. 1, 1990, p. 39-45.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira Pré-escolar. In: Vigotski, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone Editora, 1989.

LEONTIEV, A. N. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.

LORENZINI, M. V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente: novos rumos terapêuticos. Barueri: Manole, 2002.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou Da Educação. Trad. de Sérgio Milliet. São Paulo: Difel, 1979.

SIAULYS, M. O. C. Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

SILVA, C. C. B. O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

TAKATORI, M. O brincar cotidiano da criança com deficiência física: reflexões sobre a clínica da Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 9, n. 2, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo III – Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007

VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. de José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Trento, S. da S. M. ., Araújo, M. P. M., Braga, L. V. da S. ., & Drago, R. (2022). Contribuições de Rousseau e Vigotski acerca da importância do brincar para crianças público-alvo da educação especial. Conjecturas, 24(1), 917–930. https://doi.org/10.53660/CONJ-1712-2W24

Edição

Seção

Artigos