Uma leitura psicanalítica do consumo e do esvaziamento do sujeito

Autores

  • Angelo Luiz Ferro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Leonardo Adriano Costa Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosilene Caramalac Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Italo Diego de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1730-2W84

Palavras-chave:

Psicanálise; Consumismo; Indústria cultural; Constituição do sujeito.

Resumo

O consumismo está presente atualmente na sociedade, de modo que o aparato dos meios de comunicação em massa auxilia para que os sujeitos consumam sem refletir sobre a necessidade de consumir. A base epistemológica utilizada neste trabalho refere-se à Psicanálise, de acordo com as concepções de Freud e Lacan, bem como a Teoria Crítica da Sociedade, segundo os estudos de Adorno e Horkheimer. O objetivo deste trabalho foi compreender como o aparato da indústria cultural auxilia para a alienação dos sujeitos ao desejo do outro e consumam com o intuito a promessa de acabar com a falta – constituinte -. Este trabalho justifica-se pela emergência de estudar e discutir como os sujeitos alienados ao desejo do Outro – da sociedade – aderem ao que está posto de modo a consumir a fim de tentar tamponar a falta que o constitui. Conclusivamente, consta-se que os meios de comunicação em massa, mediados pelo ideal do capitalismo tardio, promulgam ser possível acabar com a falta do sujeito, de modo que consumir tornou-se um pressuposto para que isso aconteça. Assim, os sujeitos se alienam a esses pressupostos, de modo a não refletirem sobre sua incompletude, preferindo consumir a encontrarem uma maneira de lidar com ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Luiz Ferro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduado em História pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Graduado Psicologia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (PUC–Rio). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Violência e Subjetividade (Lapev).

Leonardo Adriano Costa Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Rosilene Caramalac, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Psicanalista. Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Italo Diego de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1944/1985.

ADORNO, T. W. Televisão e formação. In. Educação e emancipação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p. 75 – 95.

COSTA, D. B. & MOREIRA, J. O. Angústia e declínio da representação: uma leitura psicanalítica do mal-estar na contemporaneidade. Psicologia & Sociedade, 22(2), 225 – 235, 2010.

CRARY, J. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014, p. 6 – 38.

FORTES, I. A psicanálise face ao hedonismo contemporâneo. Revista Mal Estar e Subjetividade, v. 9, n. 4, p. 1123 – 1144, 2009.

CROCHÍK, J. L. Razão, consciência e ideologia: algumas notas. Estilos da Clínica, n. 22, 2007, p. 176 – 195.

DUNKER, C. I. (2018) A querela psicanalítica do consumo. Artigo Revista Culta disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/a-querela-psicanalitica-do-consumo/ acessado em: 05/12/2020 as 14:05h.

FREUD, S. A Interpretação dos Sonhos. In: ________. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1900/1996a. V. IV.

_________. A psicologia de grupo e a análise do ego. In: ________. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1921/1996b. p. 75 – 146. V. XVIII.

_________ (1930 [1929]) O mal-estar na civilização. In: _________. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1930[1929]/1996c. P. 67 – 151, V. XXI

LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1964/2008.

NASIO, JUAN-DAVID. Lições sobre os sete conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p. 99 – 126.

RAMOS, C. Indústria Cultural, consumismo e a dinâmica das satisfações no mundo administrado. In: DURÃO, Fábio Akcebrud, ZUIN, Antônio e VAZ, Alexandre Fernandez. (org.). A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008, p. 79 – 93.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ferro, A. L., Oliveira, L. A. C. ., Caramalac, R., & Souza, I. D. de. (2022). Uma leitura psicanalítica do consumo e do esvaziamento do sujeito. Conjecturas, 24(1), 1073–1087. https://doi.org/10.53660/CONJ-1730-2W84

Edição

Seção

Artigos