Tecnologias digitais da informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas no ensino superior

Autores

  • Aécio Silva Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-187-513

Palavras-chave:

Ensino de ciências da vida, Metodologias ativas, ABP, Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo objetiva descrever as experiências sobre a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no módulo de Ciências da Vida, durante o ensino remoto emergencial, na Universidade Federal de Sergipe. Foram consideradas as experiências de quatro turmas de estudantes de cursos de Ciências Agrárias, do Campus do Sertão, no módulo de Ciências da Vida. Utilizou-se das interfaces digitais durante as etapas da ABP: Jamboard®, Padlet, Google Forms e Kahoot. Na produção dos dados, foram utilizadas as evidências de aprendizagem observadas durante a execução das atividades realizadas pelos estudantes. Os resultados apontaram potencialidades do ensino personalizado com o uso dos recursos digitais e promoção da aprendizagem dos discentes e mostrou que as TDICs facilitaram a construção de conhecimentos quanto aos conceitos de Ciências da Vida. Frente ao retorno do ensino presencial, no pós-pandemia da COVID-19, espera-se que este trabalho inspire educadores, no tocante às discussões sobre a necessária e permanente articulação entre TDICs, metodologias ativas e personalização do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aécio Silva Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Discente do curso de medicina veterinária na Universidade Federal de Sergipe. Integra o Grupo de Estudos de Pequenos Animais do Sertão (GEPAS) e integrou o Grupo de Estudos em Ruminantes do Sertão (GERSE) e de Ética e Biodiversidade. Atua como pesquisador da CAPES e CNPq em projetos de pesquisa de PIBIC desde 2018 (2018/2019 - 2019/2020 - 2020/2021). Foi monitor de anatomofisiologia (2019/2020) (Módulo Fundamentos da Biologia Animal), e monitor do módulo "Ciências da Vida" que abrange matérias como biologia celular e molecular e introdução à genética).

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Campus do Sertão, e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais- PROFCIAMB/UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da UFS (GEPIMA/UFS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN/UFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe GEPEASE/UFS. Atua nas áreas de Conservação de Ambientes Costeiros; Educação Ambiental Crítica; Conflitos socioambientais em comunidades tradicionais; Ensino das Ciências Ambientais; Metodologias Ativas no Ensino Superior; Ensino Híbrido e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

Silva Júnior, A. ., & Caduda dos Santos, S. S. (2021). Tecnologias digitais da informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. Conjecturas, 21(4), 225–245. https://doi.org/10.53660/CONJ-187-513

Edição

Seção

Artigos