O poder da universalidade: o acesso à saúde dos migrantes na atenção primária à saúde no Vale do Paranhana/RS, uma concepção dos profissionais de saúde

Autores

  • Samanta Andresa Richter Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PPGPSC/PUCRS) https://orcid.org/0000-0002-7506-0126
  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Maisson da Silva Berg Programa de Pós-graduaçäo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-190-503

Palavras-chave:

Saúde do migrante, Acesso à saúde, SUS, Políticas públicas de saúde

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as concepções dos profissionais da saúde acerca do acesso à saúde prestado à população migrante. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Para a realização do estudo, foram entrevistados 7 enfermeiros e 2 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O período de coleta de dados foi nos meses de outubro a novembro de 2019. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, proposta por Minayo (2014). Este estudo respeita os aspectos bioéticos referente às pesquisas com seres humanos. Para elucidar os resultados emergiram três categorias temáticas, a saber: “como cheguei aqui?” o processo de inserção e acesso à saúde dos migrantes; barreiras para o atendimento prestado aos migrantes residentes; e significados que permeiam os profissionais de saúde no atendimento ao migrante, as quais elucidam os principais aspectos encontrados pelas entrevistadas dos profissionais. Um dos principais aspectos que os profissionais relataram com relação às barreiras, foram o idioma e a comunicação. Contudo, ressalta-se que o estabelecimento do vínculo entre usuário - profissional de saúde - serviço de saúde, podem fortalecer o acesso à saúde da população de migrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Andresa Richter, Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PPGPSC/PUCRS)

Doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PPGPSC/PUCRS) (2020-atual). Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FACCAT) (2020). Bacharela em Enfermagem pelo curso de Enfermagem, das Faculdades Integrada de Taquara (FACCAT) (2017). Bolsista CAPES/CNPq do Programa PPGPSC (2020-atual). Bolsista CAPES/CNPq do Programa PPGDR (2018-2020). Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS) (2016-2017). Bolsista de Iniciação Científica (FACCAT) (jun/2017- dez/2017). Eleita Representante Discente do Curso de Enfermagem - FACCAT, (2016-2017). Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Patologias na Contemporaneidade (GETSPACe) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional (FACCAT). Membro do Grupo de Pesquisa Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício) (UFRGS), todos os grupos cadastrados no CNPq. E através do (PPGDR/FACCAT), membro do NIEMPI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários.

Maisson da Silva Berg, Programa de Pós-graduaçäo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Graduado em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), em 2016/2. Bolsista CAPES no Mestrado em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara/RS (FACCAT), em 2020, atualmente. Desde então atuou no Hospital Bom Jesus de Taquara. Enfermeiro na Atenção Básica do município de Taquara, desde 2016/2020. Professor das Disciplinas de Neuropsiquiatria, Enfermagem Clínica e Fundamentos de Enfermagem I, II e III, para o curso técnico em Enfermagem na Escola Profissionalizante Unipacs, desde 2017. Estudante de especialização em Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura.

Downloads

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Richter, S. A., Gevehr, D. L., & Berg, M. da S. (2021). O poder da universalidade: o acesso à saúde dos migrantes na atenção primária à saúde no Vale do Paranhana/RS, uma concepção dos profissionais de saúde. Conjecturas, 21(4), 195–210. https://doi.org/10.53660/CONJ-190-503

Edição

Seção

Artigos