Parkrun: um jogo educacional voltado para o estímulo e melhora da capacidade motora e cognitiva de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Alana Gabrielly Pereira Pinheiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Pedro Henrique Aires da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Reudismam Rolim de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1903-2Q08

Palavras-chave:

Jogo Educacional, Síndrome de Down, Coordenação Motora, Capacidade Cognitiva

Resumo

A Síndrome de Down (SD) manifesta um conjunto de mudanças físicas e intelectuais causadas por alterações no cromossomo 21. Um dos problemas provocados pela SD é a dificuldade no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas de crianças. Buscando auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com SD, neste trabalho é proposto o jogo educacional Parkrun, em que o jogador pode utilizar o smartphone ou tablet para resolver desafios, que estimulam a capacidade cognitiva e motora dos jogadores. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado o método, centrado no usuário, proposto por Garrett (2010). Considerando as etapas desse método foi realizada uma pesquisa com profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para delimitar as principais características a serem incluídas no jogo. Nesta direção, foram elaborados requisitos pedagógicos para desenvolvimento da capacidade cognitiva. Por sua vez, a capacidade motora é estimulada por meio do movimento do usuário no dispositivo selecionado para jogar. O jogo foi desenvolvido utilizando a plataforma Unity 3D, com os requisitos captados no momento da pesquisa com os profissionais da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDI, Solange Teresinha. Utilização de softwares educacionais nos processos de alfabetização, de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Revista REI, Getúlio Vargas, v. 5, n. 10, 2010.

COPPEDE, Aline Cirelli et al. Desempenho motor fino e funcionalidade em crianças com síndrome de Down. Fisioterapia e Pesquisa, v. 19, p. 363-368, 2012.

DUFFNER, P. K. Clinical report-health supervision for children with Down syndrome (vol 128, pg 393, 2011). Pediatrics, v. 128, n. 6, p. 1212-1212, 2011.

EPSTEIN, Charles J. Down syndrome. In: Abnormal States of Brain and Mind. Birkhäuser, Boston, MA, 1989. p. 43-44.

FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED-Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2006.

FARIAS, Emanuel Henrique et al. Moviletrando: Jogo de movimentos para alfabetizar crianças com down. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 316.

GETCHELL, Nancy; HAYWOOD, Kathleen M. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Pearson Education, 2010.HENRIQUE, Mychelline Souto. EDUCATALOG4RE: um catálogo de requisitos para auxiliar o desenvolvimento softwares educacionais. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

PELOSI, Miryam Bonadiu; TEIXEIRA, Pablo de Oliveira; NASCIMENTO, Janaína Santos. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 27, p. 718-733, 2019.

PINHEIRO, Alana Gabrielly Pereira; DE SOUSA, Reudismam Rolim; DA SILVA SEGUNDO, Francisco Carlos Gurgel. Um jogo sério para auxiliar pessoas com síndrome de down no desenvolvimento da motricidade fina das mãos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 30630-30649, 2020.

PRESTES, Alyane Caramori; DUARTE, Sanny Carla; DE LIMA, Siumara Aparecida. A utilização de jogos eletrônicos na estimulação psicomotora e cognitiva de crianças com Síndrome de Down. Faculdade Sant'Ana em Revista, v. 3, n. 1, p. 70-85, 2019.

RAMOS, Daniela Karine; DE MELO, Hiago Murilo. Jogos digitais e desenvolvimento cognitivo: um estudo com crianças do Ensino Fundamental. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 8, n. 3, 2016.

RODRIGUES, Michel S.; FÉLIX, Zildomar C. ABCÊ Bulir: Uma Proposta de Software Educacional para o auxilio no Processo de Alfabetização e Desenvolvimento Cognitivo de Crianças com Síndrome de Down. In: Anais do XX Workshop de Informática na Escola. SBC, 2014. p. 11-15.

SOUZA, Juliana Martins de. Desenvolvimento infantil: análise de conceito e revisão dos diagnósticos da NANDA-I. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al. Jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS, 2004.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Pinheiro, A. G. P., Silva, P. H. A. da, Segundo, F. C. G. da S., & Sousa, R. R. de. (2022). Parkrun: um jogo educacional voltado para o estímulo e melhora da capacidade motora e cognitiva de crianças com Síndrome de Down. Conjecturas, 22(15), 571–585. https://doi.org/10.53660/CONJ-1903-2Q08

Edição

Seção

Artigos