A surdez e causas: educação inclusiva no âmbito da Educação Superior, o direito e as legislações Educacionais

Autores

  • Kélli Cristina de Jesus Ferreira Costa Flórida Christian Universuty
  • Tatiane da Luz Ferreira Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Giulya Maria Ferreira Costa Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Silene André Barreto Universidade Estadual do Pará
  • Gracielma Mesquita Vasconcelos Universidad de Desarrollo Sustentable-UDS
  • Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Rilma Ferreira de Araujo Pontifiícia Universidade Catolica
  • Poliana Silva Costa Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia-FAM

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1936-2Q06B

Palavras-chave:

Surdez e causas; Educação Inclusiva; Educação Superior, direito; legislações.

Resumo

Esse artigo propões como pesquisa a Surdez e suas causas com enfase na educação inclusive considerando a educação superior com base no direito e nas legislações educacionais. Nessa perspectiva, assegurar condições para que as pessoas com deficiência, em especial os discentes surdos, tenham os direitos de aprendizagem garantidos é um grande desafio, principalmente por enfatizar que essa situação adversa pressupõe dar visibilidade aos sujeitos que foram historicamente esquecidos e subjugados por possuírem características peculiares. Salienta-se que a discussão a respeito do processo de inclusão educacional pressupõe mudança de paradigmas há muito estabelecidos, para isso se faz necessário repensar e reorganizar o cenário educacional propondo recursos e metodologias que possibilitem a vivência dessa realidade. Com o intuito de compreender os meandros desse processo, o estudo investiga o processo de inclusão de pessoas surdas na Educação. A inquietude proposta pela temática fomentou a discussão do problema da pesquisa que ponderou: de que maneira está sendo realizado o processo de inclusão de pessoas surdas na educação superior? Nesse contexto, a metodologia de pesquisa traz um carater bibliográfico considerando a inclusão de pessoas com surdez na Educação Superior, tendo em vista que concebe-se que a educação é sim um meio de emancipação e empoderamento do sujeito, entretanto, para que isso aconteça, devem ser proporcionadas condições para a vivência de situações reais de aprendizagem, ou seja, a comunidade acadêmica na qual o indivíduo está incluído, deve ter o entendimento e a disponibilidade em realizar. Empoderar um profissional é proporcionar-lhe os subsídios necessários à sua formação, para que assim possa desempenhar a docência com excelência. Pretende-se que esse estudo, tenha trazido contribuições significativas em relação a essa discussão, fomentando possíveis análises de outros sujeitos a esse respeito. Espera-se que outros pesquisadores se permitam, a partir do que foi produzido, ter olhares diferenciados relativos à inclusão, e que essa brevemente, torne-se uma realidade vivenciada por todos os excluídos, os esquecidos e marginalizados dessa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da rede regular de Ensino, 2004.

BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB nº 9.394 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001). Brasília 2001

BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em:< portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ politicaeducespecial.pdf >.

CARNEIRO, M. A. O acesso a alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e alternâncias. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

CASTELÕES, L. Os desafios da Educação na América Latina. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 5 ed. São Paulo: Cortez, Brasília: DFMEC/UNESCO, 2011

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Edição: Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FERNANDES, Sueli. Surdez e linguagens: é possível o diálogo entre as diferenças? Curitiba. 1998, Dissertação (Mestrado em Lingüística), Universidade Federal do Paraná.

FRANÇA. V. V. O objeto da comunicação/a comunicação como objeto: in: FRANÇA. Vera Veiga. HOHFELD, Antônio. MARTINO, Luiz C. (org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis. Rio de Janeiro. 2001.

MANTOAN, M.T.E. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 2004.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: o que é? Porque? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: pontos e contra pontos. São Paulo: Summus, 2006.

MANTOAN, M.T.E. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão: Campinas: FE? Unicamp: s/d. (mimeo)

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Trad. Windyz B. Ferreira. Porto Alegre. Artmed, 2003.

QUADROS, R. M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

RANIERI, N. B. Educação Superior, Direito e Estado: na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDELLI, R. A televisão, o surdo e a escola: relações possíveis. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2008. In: PEDROSO, C.C.A. ROCHA, J. C. de M. Fundamentos da Educação Inclusiva. Batatais: Ação Educacional Claretiana, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-12

Como Citar

Ferreira Costa, K. C. de J., Ferreira, T. da L. ., Costa, G. M. F. ., Barreto, S. A. ., Vasconcelos, G. M. ., Rodrigues, R. L. P. ., Araujo, R. F. de ., & Costa, P. S. . (2022). A surdez e causas: educação inclusiva no âmbito da Educação Superior, o direito e as legislações Educacionais. Conjecturas, 22(15), 810–834. https://doi.org/10.53660/CONJ-1936-2Q06B

Edição

Seção

Artigos