Formação docente no contexto remoto: considerações teóricas e práticas

Autores

  • Vanderlei Balbino da Costa Universidade Federal de Jataí (UFJ) https://orcid.org/0000-0002-1330-747X
  • Halline Mariana Santos Silva Universidade Federal de Jataí
  • Leonor Paniago Rocha Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1970-2R19

Palavras-chave:

Prática Educacional Inclusiva, Prática como Componente Curricular, Orientação Coletiva

Resumo

A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em tempos de pandemia da Covid-19, a Prática como Componente Curricular - PCC, ministrada de forma remota, vem contribuindo para a formação docente? Nossos objetivos nesse processo investigativo foram: averiguar se a PCC tem contribuído para o processo formativo dos novos professores no curso de pedagogia na Universidade Federal de Jataí e analisar se a implementação das PCCs estão dando conta de suprir as lacunas, provocadas pela pandemia. Os referenciais utilizados nesse processo investigativo versaram sobre documentos oficiais que regem a PCC, bem como   teóricos que discutem a implementação dessa nos cursos de formação de professores.  Nossas considerações, nos fizeram refletir que mesmo em tempos de ensino remoto, a PCC pode ocorrer nos cursos de formação docente, e realizadas mediante encontros de orientação coletiva permite aos estudantes troca de experiências pedagógicas, amplia o olhar interdisciplinar e a vivência com o diverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Balbino da Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Professor titular. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal de Jataí. Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Desenvolve pesquisa em Políticas Educacionais, Inclusão, Formação Docente e Ensino.

Halline Mariana Santos Silva, Universidade Federal de Jataí

Professora titular. Doutora em Educação - (UNB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (PPGE-UFG). Membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Educação, Cidadania e Inclusão Social. Realizando pesquisa nas áreas de: Ensino, diversidade e políticas públicas.

Leonor Paniago Rocha, Universidade Federal de Jataí

Professora titular. Doutora em Educação - (PUC-GO). Pós-doutora em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT). Membro do grupo de pesquisa; Formação de professores e saberes pedagógicos, pesquisa nas áreas da educação e inclusão.

Referências

BRASIL. CNE. Parecer CNE-CP nº 28, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2001.

BRASIL.CNE. Parecer CNE-CES nº 15, de 02 de fevereiro de 2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP n.º 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília, 2005.

CATROGA, Fernando. Memória e História. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.). Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COSTA, Vanderlei Balbino da; SILVA, Halline Mariana Santos. E lá se foram quatro anos: plano nacional de educação e inclusão dos jovens com deficiência. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. A educação em suas dimensões pedagógica, política, social e cultural. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, p. 83 a 91.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. trad. Laurent León Schaffter, Vertice, São Paulo, 1990.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SOUZA, Eliseu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Costa, V. B. da, Silva, H. M. S. ., & Rocha, L. P. (2022). Formação docente no contexto remoto: considerações teóricas e práticas. Conjecturas, 22(16), 30–38. https://doi.org/10.53660/CONJ-1970-2R19