Análise de combustíveis em Brasília-DF e em Luziânia-GO: existe diferença na qualidade em dia de semana e final de semana?

Autores

  • Louise Rebelo Soares Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2038-MP17B

Palavras-chave:

Combustíveis, Análise de Qualidade, Etanol, Gasolina

Resumo

Combustíveis são utilizados para gerar ou liberar energia, e alguns dos mais utilizados são a gasolina e o etanol hidratado combustível. É importante que tais combustíveis estejam dentro dos parâmetros de qualidade para que o bom funcionamento de veículos automotivos não seja comprometido. Este trabalho busca analisar amostras colhidas em dia de semana e fim de semana na cidade de Brasília e no município de Luziânia-GO. Para testar a qualidade desses combustíveis mencionados, foram utilizados métodos de baixo custo, como análise de condutividade elétrica, densidade, teor alcoólico e viscosidade. Tais análises são parâmetros estabelecidos pela ANP. Através das análises, observou-se que os combustíveis do município de Luziânia não seguem os parâmetros estabelecidos pela ANP, precisando de uma fiscalização mais rigorosa, pois uma grande quantidade de amostras estavam fora dos padrões de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Rebelo Soares, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Luziânia. 

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB).

Professor do Instituto Federal de Goiás. 

Referências

ALVES, L. COMBUSTÍVEIS. Brasil Escola, 2017. Disponivel em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/combustivel.htm>. Acesso em: 07 Junho 2017.

ANP. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Estabelece as especificações das gasolinas de uso automotivo e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos diversos agentes econômicos que comercializam o produto em todo o território nacional. Resolução nº 57/2011 DOU de 21/10/2011.

ARAUJO, G. J. F. et al. O etanol de segunda geração e sua importância estratégica ante o cenário energético internacional contemporâneo. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, n. 5, 2013.

CARNEIRO, H. S. P. Determinação de adulteração de etanol combustível com metanol através de análise multivariada no FT-MIR e FT-NIR. 2008. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília (UnB).

CARVALHO, J. F. Combustíveis fósseis e insustentabilidade. Ciência e Cultura, v. 60, n. 3, p. 30-33, 2008.

DIONYSIO, R. B.; MEIRELLES, F. V. P. Combustíveis: a química que move o mundo. Sala de Leitura: São Paulo, 2007.

DUARTE, M. Combustíveis Fósseis. Toda Matéria, 2016. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/>. Acesso em: 07 Junho 2017.

GOMES, J. G. et al. Estudo de Análise de Combustíveis Seguindo o Padrão Exigido pela Agência Nacional do Petróleo. Revista Processos Químicos, v.13, n. 25, p. 79-86, 2019.

HYGINO, C. B.; FERNANDES, T. F.; AMARAL, E. I. Gasolina adulterada: uma proposta didática com enfoque CTS no ensino de física e química. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). 2016. p. 1-12.

MARQUES, S. T. et al. O impacto do uso de combustível adulterado nos motores elétricos de corrente contínua de ímãs permanentes em eletrobombas de combustível. VII SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão Tecnológica - 2010.

MASIERO, G.; LOPES, H.. Ethanol and biofuels as alternatives energetic sources: Latin-American e Asian perspectives. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 51, p. 60-79, 2008.

MELLO FILHO, L. V. F. Influência da adulteração de combustíveis no desempenho e na vida útil de motores de combustão interna de ignição por faísca de pequeno porte utilizados em motocicletas. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP).

ROCHA, E. G. D. A. Análise e desenvolvimento de técnicas analíticas para estimativa de parâmetros físico-químicos dos combustíveis líquidos. 2002. Monografia de Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

ROHWEDDER, J. J. R. Desenvolvimento de um fotometro portatil NIR para determinação do teor de agua no alcool combustivel e do teor de etanol na gasolina. 2006. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

SOUSA, R. História dos Combustíveis. Brasil Escola, 2016. Disponivel em: <http://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-dos-combustiveis.htm>. Acesso em: 08 Novembro 2016.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Soares, L. R., & Pires, D. A. T. (2022). Análise de combustíveis em Brasília-DF e em Luziânia-GO: existe diferença na qualidade em dia de semana e final de semana?. Conjecturas, 22(16), 263–275. https://doi.org/10.53660/CONJ-2038-MP17B