Determinação do teor de umidade e densidade básica para madeira de Cariniana micrantha Ducke baseado na norma da ABNT NBR 7190-3/2022

Autores

  • Eric Augusto Costa de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná
  • Andreina de Barros Sattler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Letícia Karem Barbosa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná
  • Daniela Camata Jansen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná
  • Viviane Maia Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2121-2X10

Palavras-chave:

Tauari vermelho, Propriedades físicas, Corpos de prova

Resumo

A madeira está presente nos diversos setores da economia, sendo mais utilizada na construção civil para fabricação de forros, esquadrias e peças serradas. Contudo, é necessário conhecer suas propriedades físicas para melhor utilização de sua madeira. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar o teor de umidade e a densidade básica para a madeira da espécie tauari vermelho (Cariniana micrantha Ducke) baseado na norma da ABNT NBR 7190-3/2022. O estudo foi realizado no Laboratório de Anatomia da Madeira do IFRO - Campus Ji-Paraná. Foram confeccionados 36 corpos de prova, a partir de balaustres de madeira com dimensões lineares de 2 x 3 x 5 cm, de acordo com as especificações da norma da ABNT NBR 7190-3/2022. Encontrou-se para a umidade média dos corpos de prova, o valor de 15,56%. A densidade básica foi determinada por dois métodos: o método na variação do peso do líquido onde foi determinado o valor médio de 0,514 g/cm³ e o método de medição direta do volume por paquímetro que também foi encontrado o mesmo valor anterior. Conclui-se que, de acordo com os valores atestados para o teor de umidade e densidade básica, os mesmos encontram-se próximos aos apresentados pelas literaturas. Portanto, a madeira de (Cariniana micrantha Ducke), pode ser caracterizada como sendo uma madeira de média densidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Augusto Costa de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná

Possui formação de Técnico em Florestas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná. Atualmente está cursando o curso de bacharelado em Engenharia Florestal também pelo IFRO.

Andreina de Barros Sattler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Acadêmica do curso de bacharelado em Engenharia Florestal pelo IFRO - campus Ji-Paraná.

Letícia Karem Barbosa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná

Acadêmica do curso de bacharelado em Engenharia Florestal pelo IFRO - campus Ji-Paraná.

Daniela Camata Jansen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná

Acadêmica do curso de bacharelado em Engenharia Florestal pelo IFRO - campus Ji-Paraná.

Viviane Maia Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA (2013). Atualmente Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná.Tem experiência e interesse na área de recursos florestais, Educação ambiental, produção de mudas de espécies florestais nativas, plantios florestais e ecofisiologia de espécies florestais nativas.

Referências

AMATA. Guia de madeiras, 2013. Disponível em: <http://www.amatabrasil.com.br/conteudo/xiloteca/jequitiba>. Acesso em: 29 de setembro de 2022.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7190 - 3: Projeto de estruturas de madeira. Parte 3: Métodos de ensaio para corpos de prova isentos de defeitos para madeiras de florestas nativas. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.

DIAS, F. M.; LAHR, F. A. R. Estimativa de propriedades de resistência e rigidez da madeira através da densidade aparente. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 65, p. 102-113, 2004.

FERREIRA, O. P. Madeira: uso sustentável na construção civil. São Paulo: IPT, 2003.

GALVÃO, M. P. A. Estimativas da umidade de equilíbrio da madeira em diferentes cidades do Brasil. IPEF, n.11, p.53-65, 1975.

GARCIA, M. F. Variação radial da densidade básica e comprimento de fibras de diferentes procedências de Cariniana legalis – Lecythidaceae. São Paulo, n. 40, p. 75-80, jul. 2009.

INFORMATIVO TÉCNICO REDE DE SEMENTES DA AMAZÔNIA. Castanha de macaco: Cariniana micrantha Ducke. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/331683023_Informativo_Tecnico_Rede_de_Sementes_da_Amazonia_Castanha-de-macaco>. Acesso em: 18 de outubro de 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA), 2011. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira>. Acesso em: 11 de outubro de 2022.

IPT (INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS). Catálogo de Madeiras Brasileiras Para a Construção Civil. NAHUZ, Augusto Rabelo (Coord.). São Paulo: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS (IPT). Informações sobre madeiras. IPT, 2017. Disponível em: http://www.ipt.br/consultas_online/informacoes_sobre_madeira. Data de acesso: 26 de outubro de 2022.

LANINI, Tamiris Luiza Soares. Relação entre módulos de peças estruturais e de corpos de prova de madeira tropical. 2018.

LOUREIRO, A.; SILVA, M.F; ALENCAR, J.C. 1979. Essências madeireiras da Amazônia. INPA. V.2. Manaus. 169p.

MATOSKI, Selma Lúcia Schmidlin; DA ROCHA, Márcio Pereira. Influência do fotoperíodo no ataque de Dinoderus minutus Fabricius (Coleoptera: Bostrichidae) em lâminas torneadas de espécies tropicais. Floresta, v. 36, n. 3, 2006.

REMADE Portal da Madeira. Madeiras. Disponível em: <http://www.remade.com.br/>. Acesso em: 26 de outubro de 2022.

SCANAVACA, L. Júnior; GARCIA J.N. Densidade Básica da Madeira de Eucalipto. Embrapa, Meio Ambiente, Jaguariúna - SP, 2017.

SMITH, N. P.; MORI, S. A.; PRANCE, G.T. Lecythidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/FichaPublicaTaxonUC/FichaPublicaTaxonUC.do?id=FB23427> . Acesso em: 29 de setembro de 2022.

SOUZA, M. H.; MAGLIANO, M. M.; CAMARGOS, J. A. A. Madeiras tropicais brasileiras – Brazilian tropical woods. Brasília: IBAMA. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Laboratório de Produtos Florestais, 152 p., 1997.

TRAUTENMÜLLER, Jonathan William et al. Variação longitudinal da massa específica básica da madeira de Cordia americana e Alchornea triplinervia. Ciência Rural, v. 44, p. 817-821, 2014.

VITAL, B.R. Métodos de determinação da densidade da madeira. Viçosa: Sociedade de Investigações Florestais, 1984. 21 p.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Lima, E. A. C. de, Sattler, A. de B., Santos, L. K. B., Jansen, D. C., & Corrêa, V. M. (2022). Determinação do teor de umidade e densidade básica para madeira de Cariniana micrantha Ducke baseado na norma da ABNT NBR 7190-3/2022. Conjecturas, 24(1), 324–336. https://doi.org/10.53660/CONJ-2121-2X10

Edição

Seção

Artigos