Formação docente e práxis pedagógica em Educação Física: tecendo novos horizontes da educação para a saúde no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2126-2X63

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Docente, Práxis pedagógica, Saúde

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a práxis pedagógica de professores de Educação Física para o desenvolvimento da educação para a saúde no contexto escolar. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa transversal, descritiva, a partir de uma abordagem quantitativa. O universo da pesquisa foi formado por 7 (sete) professores de Educação Física da rede estadual de ensino no município de Sobral-Ceará. Os resultados evidenciam que a formação dos professores para a educação para a saúde ainda apresenta fragilidades, o que consequentemente justifica as lacunas evidenciadas na práxis pedagógica dos professores de Educação Física quanto a abordagem da temática saúde. Portanto, a saúde na escola deve facilitar o desenvolvimento integral do aluno a partir da construção de saberes sobre a promoção da saúde, bem como a compreensão crítica acerca das desigualdades sociais que impedem o acesso aos serviços de saúde e à informação por parte da população como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Petrília Rocha Fernandes, UECE

Doutoranda em Educação-PPGE/UECE 

Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino-SEDUC/CE 

Tutora do Curso de Educação Física UAB/UVA.

Manoela de Castro Marques Ribeiro, Instituto de Educação Física e Esportes

Mestranda em Educação Física- IEFES

Especialista em Atividade Física para Grupos Especiais - FANOR

Professora de Educação Física da rede estadual de educação do Ceará - SEDUC

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar- GEPEFE/UECE

Mirian Silva Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda em Educação Física- IFCE

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE

Elainny Patrícia Lima Barros, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação-UECE
Especialista em Educação Física Escolar -UECE
Graduada Educação Física -UECE
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar- GEPEFE/UECE
Integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem -GPPEGA

Cyro Domingues Martins de Sanders, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Ensino na Saúde - CMEPES/UECE.

Profissional de Educação Física na secretaria de saúde de Paracuru/Ceará.

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Saúde Coletiva- UECE.

Professor Adjunto e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UECE.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar -GEPEFE/UECE.

 

Referências

BERNARDI, A. P.; DA SILVA ILHA, F. R.; KRUG, H. N. A pós-graduação Lato Sensu na trajetória profissional de professores de Educação Física. Horizontes, v. 35, n. 1, p. 133-140, 2017.

BRACHT, V. Identidade e crise na educação física: um enfoque epistemológico. In: BRACHT, V; CRISORIO, R. (Org.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003, p. 13-29.

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 15, de 1º de junho de 1998. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2018.

BRASIL. LDB. Lei nº 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 31, 09 abr. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2018.

CARVALHO, Y. M. O “Mito” da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

CARVALHO, Y. M. Entre o biológico e o social: tensões no debate teórico acerca da saúde na educação física. Motrivivência, Florianópolis, ano XVII, n. 24, p. 97-105, jun. 2005.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1994.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FERREIRA, H.S. Educação Física e Saúde em Escolas Públicas Municipais de Fortaleza: uma proposta de ensino. Fortaleza: EDUECE, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. Educação Física Progressista: A pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

GONZE, G. G. A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo saberes e práticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

LUZ, J. C. O. O tema saúde na Educação Física escolar: tecitura histórica e proposições curriculares atuais. 2020. 89f. Dissertação (mestrado em Educação Física) – Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, 2020.

MALACARNE, J. A. D; CARVALHO, P. H. M. DE; ALEXANDRIA, D. DE B; PALMA, A; ROCHA, M. B. Educação em Saúde no Rio de Janeiro: avanços ou retrocessos? Ensino, Saude E Ambiente, v. 14, n. 2, p. 913-930, 2021.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MONTE, T. da. C. L. do. Formação continuada de professores de Educação Física e suas implicações no ensino da saúde na escola. 2022. 228f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

NASCIMENTO, P. M. M; OLIVEIRA, M. R. R. Perspectivas e possibilidades para a renovação da formação profissional em Educação Física no campo da saúde. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 209-219, jan/mar 2016.

OLIVEIRA, V. J. M. de. Sobre as presenças e ênfases dadas ao tema da saúde na formação inicial em Educação Física. 2018.394f. Tese (doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. de. O movimento de busca pelas transformações das concepções e práticas de formação de professores na Universidade de São Paulo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. 1-28, 2021.

RODRIGUES, C. S. D. Tessituras da racionalidade pedagógica na docência universitária: narrativas de professores formadores. Tese (Doutorado em Educação). 259f. Universidade Estadual do Ceará, 2016. Fortaleza, 2016.

SILVA, F. A. A saúde nas aulas de educação física escolar: uma trajetória resgatada pela história oral. 2010. 120 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.

SOUZA NETO, S; ALEGRE, A. de N.; HUNGER, D; PEREIRA, J. M. A formação do profissional de educação física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Fernandes, M. P. R., Ribeiro, M. de C. M. ., Freitas, M. S., Barros, E. P. L., Sanders, C. D. M. de, & Ferreira, H. S. (2022). Formação docente e práxis pedagógica em Educação Física: tecendo novos horizontes da educação para a saúde no contexto escolar. Conjecturas, 24(1), 194–208. https://doi.org/10.53660/CONJ-2126-2X63

Edição

Seção

Artigos