Gamificando Ciências para o Ensino Fundamental: um jogo digital sobre o sistema planetário

Autores

  • Vilmar Henrique Martins Júnior Universidade Ceuma
  • José Ricardo Santos de Lima Emil Brunner World University.
  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida Emil Brunner World University.
  • Will Ribamar Mendes Almeida Emil Brunner World University.
  • Yonara Costa Magalhães Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2130-2X02

Palavras-chave:

Jogo digital; Aprendizagem de Ciências; Ensino Fundamental; Construct3; Gamificação.

Resumo

A aprendizagem de Ciências colabora para a formação holística do ser humano e contribui para a construção de uma visão ampliada de mundo. Para uma trilha de aprendizagem mais efetiva deve-se considerar diversas metodologias e recursos, para favorecer a diversidade de perfis de aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento de múltiplas competências. A partir deste contexto, desenvolveu-se um jogo educativo digital para Android - o SpaceTour, na área de ciências da natureza para crianças do Ensino Fundamental (EF) relacionado ao sistema solar. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza aplicada, organizada em 5 etapas: pesquisa bibliográfica, concepção, modelagem (design e a engine do jogo), codificação (Construct3), testes e validação. A validação foi realizada em duas rodadas, novembro de 2020 e janeiro de 2021, por uma pesquisa de campo, fundamentada na experiência da utilização do jogo por professores de ciências do EF, com questionários. A validação contemplou a interface, o personagem, o enredo e a contribuição do jogo, obtendo-se boa aceitação e reconhecimento sua contribuição para a aprendizagem.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Martins Júnior, V. H., Lima, J. R. S. de ., Almeida, G. K. F. C., Ribamar Mendes Almeida, W., & Magalhães, Y. C. . (2022). Gamificando Ciências para o Ensino Fundamental: um jogo digital sobre o sistema planetário. Conjecturas, 24(1), 25–39. https://doi.org/10.53660/CONJ-2130-2X02

Edição

Seção

Artigos