Avaliando a usabilidade do GameTest: um jogo educacional para o ensino de Teste de Software

Autores

  • Alana Gabrielly Pereira Pinheiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Elizieb Luiz Liberato Pereira
  • Pedro Henrique Aires da Silva
  • Maria Adriana Ferreira da Silva
  • Alysson Filgueira Milanez

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2131-2X15

Palavras-chave:

Jogo, Teste de Usabilidade, Teste de Software

Resumo

O teste de software (TS) é o processo de tentar encontrar problemas de software antes que ele apresente falhas para o usuário final. O teste é, portanto, um processo essencial no desenvolvimento de software. Assim, apesar de sua importância, ferramentas que auxiliam estudiosos do teste de software ainda são escassas, mas com o tempo, novas ferramentas vêm surgindo para suprir esta lacuna, como é o caso do GameTest. Pensando nisso, o presente trabalho visa apresentar os resultados de um teste de usabilidade realizado com o protótipo GameTest para verificar a satisfação dos usuários durante o seu uso. O teste de usabilidade contou com a  participação de 10 usuários e ao final do teste cada participante avaliou sua experiência de uso por meio de um formulário do SUS. Com base nos resultados do teste, foi possível identificar uma boa aceitação do jogo por parte dos participantes do teste, como também uma boa ferramenta de auxílio para a parte prática da disciplina de Teste de Software.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Pinheiro, A. G. P., Pereira, E. L. L., Silva, P. H. A. da ., Silva, M. A. F. da ., & Milanez, A. F. (2022). Avaliando a usabilidade do GameTest: um jogo educacional para o ensino de Teste de Software. Conjecturas, 24(1), 110–124. https://doi.org/10.53660/CONJ-2131-2X15

Edição

Seção

Artigos